Mas não pode ser... se eu comesse brigadeiros todos os dias que desejo, era dia sim, dia sim. Ou talvez dia sim, dia não, mas não pode ser. Há imensas receitas de brigadeiro, simples até, porque só levam três ingredientes, manteiga ou margarina, chocolate em pó e leite condensado. O segredo é em um tacho de preferência, anti aderente, andar ali as voltas até que o próprio doce, já bem misturado desprenda do fundo do tacho. Aí sim, é só colocar para esfriar num prato untado e quando estiver frio, com as mãos untadas, fazer pequenas bolinhas e passar por chocolate granulado. Depois o que conta é mesmo a criatividade de cada um. Fica muito atraente, fazer o brigadeiro preto e a parte de fora, do chocolate granulado ou branca ou multi colorida. Receitas há muitas, muitas, porém a que eu já fiz e fica com um sabor imcomparável, acho que é a que utilizo o leite condensado já cozido. Quando estamos a degustar o brigadeiro, tem um aroma e sabor a caramelo, inconfundível e com um desejo de quero mais. Mas que engorda muito ah sim, isso engorda e tenho tentado matar a gula e dar a volta as calorias e tenho feito umas bolinhas energéticas que em tudo se assemelham aos famosos brigadeiros, vamos lá explicar isso: o açúcar como o conhecemos faz mal, tira cálcio aos ossos e com o seu excesso podemos ficar diabéticos e comprometer imensos órgãos vitais para a nossa vida e qualidade da mesma. Então, a minha labuta
é matar o desejo com outros ingredientes e até consigo quando trituro tâmaras com nozes, ou ainda ficos secos com amendoins e vou variando, porque depois de tudo triturado, dá para moldar com as mãos, as tais bolinhas maravilhosas. O meu último experimento, foi ameixas secas em que triturei com amêndoas, já fiz na Bimby ou em um processador também potente que tenho em casa e depois de moldar as bolinhas, passei por amêndoa moída, mais fina. Ficou maravilhoso de sabor e de aparência e nem consegui tirar fotografia, mas prometo que a próxima vez que fizer, vou expor aqui as fotos para andarem a salivar como eu, quando vejo um doce. Ah e aproveitamos o doce natural dos frutos secos, que não fazem mal. Lógico que não podemos comer em excesso. Eu até os congelo, porque assim tenho sempre e quando a vontade ataca, lá tiro uns três ou quatro, ou mesmo cinco :) e pronto, já tenho um docinho mais simpático para matar a gula.
Espero que gostem e tentem também fazer uma boa imitação dos famosos brigadeiros...
Beijinhos.