Migas, adoro de paixão. Mas nunca tinha entendido porque esse nome, mas agora já cheguei lá: migar é deixar em pequenos pedaços. E quando sobra pão, com cara de poucos amigos, lá vou eu fazer umas migas de bacalhau. Cozinho o bacalhau, que já foi demolhado e dessalgado, sem pele e sem espinhas e desfaço-o, quando estiver frio, em lascas e reservo. Cozinho ovos, de acordo com o número de pessoas que comerão, descasco-os e reservo. Pico muitos dentes de alho e como gosto, exagero e depois reservo. Azeitonas pretas e verdes, porque gosto do visual e acho que tem sabores diferentes e reservo.
Agora tratar do pão: Com a água do cozimento
, ainda quente,  do bacalhau, demolho o pão duro e depois migo o pão todo, bem miudinho. Agora, na frigideira, com azeite, frito o alho, um pouco de sal e pimenta preta, se possível moída na hora, coloque o bacalhau e o pão e vá mexendo e provando. Nessa hora acrescento também coentros cortadinhos (reservo um pouco para pôr por cima)
Agora a montagem num pirex, um pouquinho de azeite para colocar o pão, que já tem o bacalhau e o alho, o ovo cozido picado, as azeitonas verdes e pretas cortadas ao meio e  coloque o resto de coentros picadinhos por cima.
Vai ao forno gratinar um pouco.  
Eu adoro e faz imenso sucesso quando o faço.
Experimentem.