Dicas de poupança: estou sempre a ler, para ver se aprendo algo novo para pôr em prática. Há coisas que acho inútil, porém outro dia fiz uma lista das coisas que considero importantes e que já consegui colocar em prática na vida do dia-a-dia:
- redutor de caudal para as torneiras: é uma peça bem pequenina que se instala nas torneiras de casa, que não perde a qualidade da pressão da água, porém gasta-se menos água ao final do mês.
- no inverno, aumento
o numero de rotações da centrifugação da máquina de lavar roupa (porque a minha máquina tem essa opção). No inverno aumento o número para 1000 rotações, no verão, abaixo as rotações para 700, afinal a roupa seca-se muito mais rápido, logo pode ir mais húmida para o estendal.
- diminuo a temperatura da água da máquina de lavar roupa (porque também tenho essa opção para 30º, afinal, apesar de ter crianças, a nossa roupa não fica muito suja, porque trocamos todos os dias e também porque se houver nódoas, coloco individualmente tira-nódoas na peça ou se estiver encardida, passo sabão azul e branco e deixo agir, só depois coloco na máquina.
Na cozinha:
- papel de cozinha, só compro aqueles enormes, gigantescos, porque são muito mais económicos, demoram imenso tempo a acabar. Antes comprava aquelas embalagens de quatro unidades, mas são pequenos e não duram nada.
- as sementes, chia, girassol, abóbora, goji, geralmente são mais baratas se compradas a granel, ou seja, nós mesmos nos servimos e pesamos, mas estou sempre a comparar o preço do kg. Ah e nunca compro nada já moído, o ideal é moer na hora que vamos utilizar.
-fiambre e queijo, já comprei embalados, mas agora vou ao balcão da charcutaria e peço a quantidade que quero e sai bem mais barato.
- quando vou ao talho, compro sempre dois frangos inteiros e o senhor divide os dois peitos de frango, que faz em bifes ou em cubos (dependendo do que tenho em mente, para cozinhar) e o resto das partes do frango faço assado. A diferença é o preço, e ainda hoje comprei os dois frangos por 1,99 de euro o kg,  mas se fizermos as contas só do peito de frango, que compramos em separado, o preço do kg é sempre mais caro, chegando a 6 euros o kg.
-  há coisas no supermercado, que parece que servem para nos confundir, por exemplo: uma embalagem de queijo de 150g custa 1,50 e outra embalagem de outra marca de 200 gramas custa 1,99. Logo, torna-se difícil, a comparação, porém se tiverem um pouco mais de atenção, nas etiquetas do supermercado, em letras bem pequenas, está referido o preço do Kg, neste caso do queijo, logo o que é mais importante é o preço do kg ser mais barato, independente da apresentação da embalagem. 
Espero que gostem.