Outra viagem que vale mesmo a pena, são as ilhas de Portugal, no caso os Açores, mais especificamente a Ilha de São Miguel.
A começar da gastronomia, que é maravilhosa e apesar da ilha ser pequena, de uma ponta a outra, as maneiras de fazer as comidas são bem diferentes. Eu fui ao local da Câmara que dá informações de turismo e entregaram-nos imensos panfletos e um mapa turístico a mostrar todos os sítios turísticos e lá fomos nós a aventura. Visitei museus, miradouros, a lagoa das sete cidades, onde também degustei uma comida que eu adorei: morcela com ananás. Visitei as estufas de plantação de ananazes e aí entendi e dei mais valor ao preço que pago por um ananás dos Açores, afinal por quase um ano, o fruto passa por vários processos para chegar ao resultado final, que tem um sabor agradável e muito doce. Visitei também a fábrica de licores e além de degustar doces de frutas e licores, também há venda para os visitantes. Licor de maracujá, licor de ananás e licor de amora, são os meus prediletos, mas existe uma infinidade de sabores e preços, além do que ver como é engarrafado os licores é muito interessante. Fui também ver os teares a fazerem roupas de lá e aquelas mantas de trapos, tão típicas e tradicionais.  As praias são maravilhosas. Nas furnas, além do cheiro típico de enxofre, também comi um maravilhoso cozido típico português, confeccionado numa das aberturas naturais da boca de um vulcão adormecido.
Foram dias muito bem passados. Uma viagem com vontade de retornar pois a natureza está sempre presente em todos os cantinhos. Andar de carro e ter que parar para ver atravessar pelas ruas, pastores com os seus rebanhos de ovelhas e cabras e as famosas vacas que dão leite, queijo e derivados com grande qualidade, por serem criadas à solta. 
Eu adorei e o que gosto recomendo.
Espero que gostem...
Beijinhos...