Este artigo tem como objetivo, divulgar alguns truques associados ao botão direito do rato, e que oferecem uma maior produtividade no nosso trabalho, especialmente para complementar a interface modificada que surgiu com o Windows oito.

As dicas aqui apresentadas são para o sistema operativo Windows oito e Windows oito ponto um, mas algumas também funcionam em versões anteriores do sistema operativo Windows (Windows sete, Windows xp, etc).

Para interagirmos com um computador, utilizamos um rato e um teclado.
O mouse ou rato costuma ligar-se ao computador via porta PS/2, ou mais recentemente a uma entrada USB, embora num PC portátil (Laptop), se possa utilizar o rato que vem incluído na própria máquina.  Na minha opinião pessoal, prefiro um rato externo, em vez do que já vem com a máquina.

Copiar ou mover rapidamente: Ao arrastar um arquivo de uma pasta ou de um drive para outro, o Windows move esse conteúdo. Mas, é possível fazer-se uma cópia ou até escolher uma operação. Para isso, basta usar o botão direito do rato (mouse) para fazer a tarefa de arrastar e soltar. Surgirá um menu que permite a opção entre as operações de copiar, mover ou criar um atalho para os arquivos arrastados. Quem tem aplicativos que comprimem o tamanho dos ficheiros e que interagem com o Windows Explorer, como o 7-Zip, Winrar ou Winzip, pode ainda criar um arquivo comprimido com o conteúdo arrastado.

Controles com dois cliques: Um dos menus mais úteis do sistema Windows está escondido. Basta clicar com o botão direito do rato no canto inferior esquerdo do seu monitor na barra de tarefas, para que ele apareça. Ele permite abrir rapidamente vários utilitários importantes do sistema Windows. Entre eles estão o Painel de Controlo, a linha de comando do sistema, os ajustes de energia e o gestor de tarefas do Windows. Também conseguimos chamar este menu, pressionando botão Windows + X no teclado.

O poder do Shift: Quem copia e move arquivos com frequência está sempre com o Windows Explorer aberto. Um truque pouco conhecido deste programa envolve a tecla Shift. Basta segurar esta tecla e clicar num arquivo ou numa pasta com o botão direito do rato. Surgem novas opções no menu que surge no monitor, além das opções habituais do Explorador do Windows. Ao clicar num arquivo, uma das opções diferentes é a de "Copiar Como Caminho". Esta opção não coloca o arquivo na Área de Transferência, mas o atalho completo do arquivo (por exemplo, “C:\Windows\write.exe”). É útil durante a configuração de aplicativos, para evitar escrever um atalho muito longo. Ao clicar com o botão direito numa área vazia do Explorador do Windows, também surge a opção de "Abrir Linha de Comando".

Quer abrir um documento que fez há pouco tempo?: Precisa de abrir um documento que fez há pouco tempo, ou que abriu recentemente? Não necessita usar os menus do próprio aplicativo para isso. Basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do programa na Barra de Tarefas do Windows. Praticamente todos os programas mostram os arquivos carregados recentemente, mas outros exibem atalhos úteis. O Google Chrome, por exemplo, lista os sites mais visitados. O Windows Explorer segue a mesma linha, exibindo as pastas mais utilizadas.