O Google é uma empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin, muitas vezes apelidados de "Google Guys",enquanto os dois estavam a frequentar a Universidade de Stanford como estudantes de doutoramento. Foi fundada como uma empresa privada em 27 de setembro de 1998. A missão declarada da empresa desde o início foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil". O slogan da empresa, "Don't be evil", foi inventado pelo engenheiro Paul Buchheit.

O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo e processa mais de um bilião de solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por utilizadores todos os dias.

Todos nós já pesquisámos no Google. No entanto,poucos conhecem o verdadeiro arsenal de opções de refinamento das nossas buscas.

Esperamos que depois das dicas de utilização do Google que reunimos, consiga obter melhores resultados nas suas pesquisas.

Dica Um: Estou com sorte!
O botão "Estou com sorte" redireciona automaticamente o navegador para a primeira página encontrada na pesquisa e, em combinação com outras tags (que você poderá conferir mais à frente), este recurso torna-se muito valioso, levando-o exatamente ao site que procura sem que para isso você tenha que ler páginas e mais páginas de resultados de pesquisa.

Dica Dois: A utilização de aspas duplas


Se deseja um resultado mais preciso nas suas pesquisas, se quer encontrar exatamente a frase que digitou, use aspas duplas. Se pretende uma busca mais genérica, não use aspas.
Se digitar "vinho tinto", o Google irá mostrar somente páginas de sítios que contenham exatamente esta sequência de palavras. Se você digitar vinho tinto, o Google irá mostrar os sites que apresentam todas as palavras digitadas, independente se elas estão na sequência que digitou ou não, ou seja, formando a frase que digitou ou simplesmente espalhadas pela página.

Dica Três: Force o Google a incluir um termo na sua pesquisa (Operador +)
Algumas palavras, às vezes, são ignoradas pelo mecanismo de busca do Google. Isso acontece porque o Google utiliza o conceito de "stop words" (exemplos de "stop words" são as, e, os, de, para, com, sem, foi, etc). "Stop Words" são palavras que o Google ignora por serem irrelevantes à maioria das pesquisas. Por exemplo, em Frango na púcara a palavra "na" é normalmente ignorada (a não ser que a frase inteira esteja entre aspas duplas). Mas se usar aspas duplas não obtém o resultado que você deseja, existe uma outra maneira de fazer com que o Google inclua uma palavra digitada na pesquisa. Basta acrescentar como prefixo o sinal "+". O + obriga o Google a encontrar determinado termo. Um bom exemplo seria procurar por Star Wars Episode I. Se você não colocar a frase inteira entre aspas, o mecanismo irá ignorar o "I". Para forçar a pesquisa de "I", digite Star Wars Episode +I. O sinal "+" também serve para fazer com que o google não procure por similares. Por exemplo, se você digitar favorite +book, o google procurará por favorite e, também, por favourite. Para evitar isso, acrescente um sinal de mais em favorite, ou seja, +favorite.
Observação: não coloque o sinal de + seguido de espaço. O sinal deve ficar "colado" na palavra desejada.

Dica Quatro: Force o Google a excluir um termo da sua pesquisa (Operador -)
Se deseja procurar, por exemplo, por "salsa" (planta), mas quer evitar os resultados relativos à dança, então digite: salsa -dança.

Dica Cinco: Force o Google a incluir palavras similares (Operador ~)
Ao usar o operador "~" como prefixo para os seus termos de pesquisa, está a dizer ao Google que está autorizado a exibir como resultado termos similares aos que foram digitados. Por exemplo ~ler irá retornar leitura, clube de leitura, clube de leitores, etc.
Observação: Este operador parece funcionar muito bem, mas na língua inglesa.

Dica Seis: Pesquisar um de dois termos, mas não ambos! (Operador |)
O operador | (barra vertical ou "pipe" em inglês) funciona como um operador lógico "OU". Aliás, a barra pode ser substituída por essa palavra. O resultado é o mesmo.
Este operador faz com que o Google devolva resultados relacionados a um termo de pesquisa ou ao outro, mas não a ambos no mesmo local. Por exemplo, o termo de pesquisa Benfica | Sporting devolve resultados sobre Benfica e Sporting, mas não retorna páginas onde existam essas duas palavras ao mesmo tempo.

Dica Sete: Trabalhar com intervalos numéricos (Operador ..)
Quer saber informações sobre Guerras ocorridas entre os anos de 1900 e 2000? É fácil. No Google digite guerra 1900..2000.

Quer saber sobre revoluções ocorridas entre 1500 e 1900? Digite revolução 1500..1900.

Dica Oito: Trabalhar com o operador curinga (Operador *)
Imagine que não se lembra do nome completo do realizador de cinema Francis Ford Coppola. Se digitar Francis * Coppola no Google, o mecanismo de busca irá substituir o * por qualquer palavra que exista entre as palavras Francis e Coppola. No nosso exemplo, a palavra Ford.

Dica Nove: Modificando o número de resultados por página de pesquisa
Não é necessário ir ao formulário de pesquisa avançado do Google, para modificar o número de resultados por página que o mecanismo de busca do Google retorna. Basta fazer a pesquisa normalmente e, após o Google exibir o resultado, acrescentar &num=x no final da string URL no navegador, onde x é o número de resultados desejado por página.

Dica Dez: Especificar o tipo de arquivo pretendido para os resultados
Pode filtrar os resultados obtidos por tipo de arquivo. Por exemplo, se você procura por "Universo" e deseja receber somente os resultados que estiverem no formato PDF, então basta usar o operador de pesquisa "filetype:".

Exemplo: universo filetype:pdf

Dica Onze: Forçar o Google a procurar num site específico
Se deseja receber os resultados de pesquisa provenientes de um único site, basta utilizar o operador "site:". Por exemplo downloads site:downloads.cnet.com.

Dica Doze: Forçar o Google a procurar num tipo específico de domínio
Pode ser que você queira excluir os sites comerciais (.com) do resultado das suas pesquisas. Se quiser procurar por "universo" somente em sites governamentais (.gov), use a seguinte string de pesquisa:

universo site:.org

Dica Treze: Forçar o Google a procurar o termo desejado somente no endereço
Você pode fazer com que o google procure apenas no endereço para procurar por um termo.

Exemplo: allinurl:gato irá devolver somente sites que contenham a palavra gato em seus links URL.

Dica Catorze: SafeSearch
O Google dispõe de um mecanismo que pode filtrar automaticamente conteúdo pornográfico ou sexualmente explícito. Basta incluir, no final da url de pesquisa, a string &safe=active

Dica Quinze: Procurar por sites semelhantes
Se pretende pesquisar por sites com algum outro que já conhece. Por exemplo, para procurar por sites semelhantes ao pt.wikipedia.org/ digite

related:pt.wikipedia.org.

Dica Dezasseis: Busca por sites que têm link para um site específico
Você pode tentar descobrir quais são os sites que possuem link para o seu site ou blogue usando o operador "link:". Por exemplo, para saber quais são os sites que têm link para o site dicasdaavo.blogspot.com, digite link:dicasdaavo.blogspot.com.

Dica Dezassete: Buscar somente nos campos de título de uma página
Se o que procura tem que estar no título de uma página, utilize o operador "allintitle:". Por exemplo: allintitle:carros

Dica Dezoito: procurar somente no texto de uma página
Se o que pretende pesquisar tem que estar no texto de uma página, utilize o operador "allintext:". Por exemplo: allintext:carros

Dica Dezanove: Pesquisar dentro da cache do google
O Google normalmente armazena uma versão do site numa cache particular, de modo a que possa fazer a sua consulta mesmo que o site esteja fora do ar. Para fazer isso, utilize o operador "cache:".
Por exemplo: cache:www.fazenda.gov.br

Dica Vinte: Calculadora
O Google pode ser usado como uma calculadora. Experimente, por exemplo, digitar:
2 + 2 (2 mais 2)
2 - 2 (2 menos 2)
2 * 2 (2 vezes 2)
2 ^ 2 (2 elevado a 2)
2 sqrt 2 (raiz quadrada de 2)
5*9+(sqrt 10)^3=