Donut é um pequeno bolo em forma de aro (mais precisamente de toro). Devido ao seu buraco central, o Donut faz lembrar um bolo rei, mas muito mais pequeno.


O Donut consiste numa massa açucarada frita, que pode ser coberta com diversos tipos de coberturas doces coloridas, como por exemplo chocolate.

A origem dos Donuts é incerta. Existe uma teoria que afirma que os Donuts foram introduzidos na América do Norte por povoadores holandeses. Por outro lado, Hanson Gregory, de origem americana, reclamou para si a invenção do donut em 1847, a bordo de um navio de transporte de fruta, quando tinha apenas dezasseis anos de idade. Este afirmou ter feito um buraco numa bola de Berlim, ao não se encontrar satisfeito com os centros crus que estas por vezes apresentavam. Segundo este, o buraco teria sido feito com um frasco de pimenta do navio, tendo esta técnica sido ensinada mais tarde a sua mãe.



O registo mais antigo do termo doughnut data de um conto de 1808, que menciona uma série de "dough-nuts". No ano seguinte, em 1809, Washington Irving referiu-se a "doughnuts" na sua "História de Nova Iorque", sendo esta referência frequentemente citada como a primeira. Descrevia-os como "bolas de massa adoçada, fritas em gordura de porco". Note-se que a palavra dough significa massa, em língua inglesa, e nut significa noz. Assim sendo, doughnut podia ser interpretado como uma noz de massa. Fora dos Estados Unidos da América, em países de expressão inglesa, doughnut é a forma mais comum. Nos Estados Unidos da América, a versão abreviada donut é a mais comum. A primeira utilização desta versão data de 1929, num artigo do jornal Los Angeles Times, em que o autor, Bailey Millard, brincava com o declínio da ortografia naquele país e dava exemplos de palavras mal escritas. Donut era um dos exemplos. A empresa Dunkin' Donuts, fundada em 1948, é a mais antiga a usar a variação donut no seu nome.

Em termos de receitas para fazer Donuts, é possível pesquisar na internet, e encontrar muitos resultados. No entanto, escolhi dois casos. Um pela simplicidade de confeção e o outro devido aos pedidos de várias leitoras, para colocar em blogue algumas receitas para serem feitas na Bimby.


Receita de Donuts para ser feita na Bimby:

Para fazer os Donuts vamos precisar de:
-1 saqueta fermipan (poderá comprar da marca Vahiné ou Levipan, que é igual)
-125 g de leite
-125 g de água
-65 g de manteiga
-65 g de açúcar
-1 ovo
-1 pitada de sal
-550 g de farinha

Para a cobertura (glaceado) vamos precisar:
-Uma clara de ovo - 200 g de açúcar
-Uma pitada sumo limão


Preparação dos Donuts:
-Colocar no copo os líquidos e a manteiga. Programar dois minutos a 40ºC  na velocidade um.
-Juntar o resto dos ingredientes e metade da farinha. Programar quinze segundos na velocidade seis.
-Juntar o resto da farinha e amassar na velocidade Espiga durante dois  minutos.
-Deixar a  massa repousar até que suba.
-Formar os donuts e fritar em azeite abundante não muito quente. Se desejar, glacear de imediato.
-Para fazer a cobertura dos Donuts (glaceado), colocar no copo todos os ingredientes e programar vinte segundos na velocidade seis.