As crianças adoram brinquedos. Todos sabemos que é difícil encontrar brinquedos engraçados a preços acessíveis. É sempre bom poupar algum dinheiro, já dizia o meu pai. Por isso, em vez de comprarmos um brinquedo, porque não sermos nós a fazê-lo. Vamos ensinar a fazer um brinquedo bumerang (boomerang). Além do mais, depois de terminarmos o brinquedo bumerang, o prazer de termos sido nós a fazer o brinquedo, é uma sensação verdadeiramente reconfortante.

O material que vai necessitar é fácil de arranjar:

Um pote de sorvete de dois litros;

uma tesoura;

uma caneta para escrever em CD ou DVD;

Grampeador (Agrafador em Portugal).

Montagem do bumerang:

Antes de começarmos a construção do bumerang, faça o download do molde do bumerang.
Imprima o molde numa folha de papel. 

A montagem é simples, mas é preciso ter cuidado quando formos cortar as asas, pois estas precisam de ficar perfeitamente alinhadas para que o bumerang funcione corretamente.

No molde do bumerang, irá encontrar duas asas que deverão ser recortadas. Apesar de ambas serem do mesmo modelo, a segunda asa deverá ser cortada também na linha transversal.


Para construirmos as asas, vamos recorrer a uma das laterais da embalagem de gelado.   


Coloque o molde sobre o plástico e, com a caneta de escrever em CD ou DVD, contornamos o molde para preparar o formato da asa. Devemos repetir esse processo três vezes.

Para finalizar, vamos desenhar uma linha transversal no interior das asas. Faremos isso utilizando o segundo molde, que foi recortado anteriormente.


Posicionamos o segundo molde no interior das asas — com muito cuidado para alinhar corretamente — e fazemos a última linha.

Agora que temos as três asas desenhadas no plástico, podemos cortá-las com uma tesoura.


Com muito cuidado para não deformar o material, cortamos cada uma das asas. É preciso que elas fiquem completamente uniformes para garantir o funcionamento do bumerang.


Com as três asas separadas, vamos posicioná-las de maneira que a base de cada uma delas fique sobre a asa debaixo.


Depois disso, prendemos uma na outra com um pedaço de fita adesiva para fixar o conjunto e, para finalizar, utilizamos o grampeador para unir os componentes definitivamente. Devemos prender as asas exatamente onde elas se encontram.


Novamente, como o plástico é mais rígido que o papel, é preciso fazer um pouco de força até que o grampeador consiga perfurar o material adequadamente.

Depois disso, com um alicate, apertamos os grampos para evitar que fiquem pontas soltas.


O último passo é o mais simples, mas deve ser executado com cuidado. As asas precisam ter uma pequena dobra na lateral para completar o desenho aerodinâmico do modelo. Faça essa dobra, a partir da linha transversal que foi feita anteriormente em cada uma das asas.

Vamos posicionar uma asa de cada vez na borda da mesa e dobrar exatamente sobre a linha.


Pronto, o nosso bumerangue caseiro está pronto.


Como lançar o bumerangue?

O bumerang deve ser lançado na posição vertical, mas levemente inclinado para o lado.


O que vai fazer o bumerangue voar e manter-se em equilíbrio é a velocidade dos giros: quanto mais o bumerangue girar, melhor. Para que isso aconteça, é importante combinar o movimento do braço com o pulso na altura do lançamento.

Esse bumerangue é muito leve, portanto não irá funcionar muito bem em ambientes abertos — o vento vai desviar o rumo do objeto. Prefira locais com pouco vento ou até mesmo dentro de casa.

Veja o vídeo que se segue, onde estão reunidos todos os passo para a construção do bumerang.




De referir que este artigo, foi retirado do sítio Área 42.