A sua higiene bucal não está a resultar? Tem mau hálito?

O escovar os dentes e o fio dental, pelos vistos não estão a resolver o seu problema.

O mal do qual padece chama-se halitose. Este é o termo técnico do seu mau hálito.

As causas da halitose poderão ser muitas, tais como: baixa produção de saliva, uso excessivo de medicamentos, rinite, prisão de ventre, etc.

Se alguém lhe disse que tem mau hálito e mesmo assim não acredita, então faça o seguinte teste: passe a língua no seu punho, e aguarde trinta segundos. Passado este tempo, cheire o local lambido e tire conclusões.
Tem mau hálito. E agora?


Beba chá: Enquanto o café é conhecido por ser um dos causadores do mau hálito, o chá tem um efeito oposto. Quando fervida, a bebida liberta substâncias que impedem as bactérias causadoras do mau cheiro de se fixarem na boca.

Coma iogurte: Estudos comprovam que a ingestão diária de um iogurte ou leite fermentado acaba com a halitose. Terá de esperar até quatro semanas para começar a obter resultados. O iogurte tem lactobacilos vivos, que acabam com as bactérias vilãs.

Use chiclete de canela: Só tem um senão. O efeito não dura mais do que meia hora. Reserve a goma de mascar para momentos estratégicos.

Mastigue cenoura crua: Em muitos casos, o mau hálito é provocado por alimentos ricos em proteínas, como as carnes. As bactérias da boca atacam essas proteínas, provocando o mau cheiro da boca. Ao comer pedaços de cenoura crua, irá remover os restos de alimentos que ficaram presos nos seus dentes.

Evite comer alho, cebola e brócolos (brócolis no Brasil)

O alho e a cebola libertam gases à base de enxofre durante a digestão (o que não tem nada a ver com o gosto forte que fica na boca depois de come-los). Esses gases entram na circulação sanguínea e são libertados quando expiramos o ar, durante a respiração. Os brócolos (Brócolis no Brasil), repolho e comidas gordurosas têm o mesmo efeito.


Limpe a sua boca cuidadosamente e regularmente. As duas principais fontes de mau cheiro da boca são as bactérias e as partículas de alimentos em decomposição.

Limpe a sua língua corretamente: A língua, infelizmente, é como um tapete com muito pêlo onde todos os tipos de coisas malcheirosas se escondem. Quando escovar os dentes (não esqueça que deve de escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia), use a sua escova de dentes, a ponta de uma colher ou um limpador de língua para "raspar" a sua língua.


Use o fio dental: O uso do fio dental complementa o escovar dos dentes.

Mantenha a sua boca hidratada: A boca seca é uma boca fedorenta. É por isso que a respiração é pior pela manhã; a sua boca produz menos saliva quando está a dormir. A saliva é o inimigo do mau hálito, pois não só lava as bactérias e partículas de alimentos, mas também possui um fator anti-séptico e enzimas que matam as bactérias.

As gomas de mascar ou pastilhas elásticas estimulam a produção de saliva (além de encobrir o odor com algum tipo de aroma). Balas ou rebuçados de menta não incentivam a produção de saliva. O aroma da canela parece ser especialmente eficaz na redução da contagem de bactérias em sua boca.Procure chicletes adoçados com xilitol. O açúcar não é bom para a sua boca. O xilitol é um substituto do açúcar que realmente funciona para evitar que as bactérias se repliquem na boca.

Beba água. A água não vai necessariamente aumentar a produção de saliva, mas vai lavar a sua boca, o que é algo benéfico.

A boca seca pode ser causada por certos medicamentos e condições médicas. Pergunte ao seu médico sobre a troca de medicamentos ou trate a doença subjacente.

A ingestão de certos alimentos pode amenizar a halitose: Frutas ácidas (maçã, laranja, maracujá, limão e morango, por exemplo) estimulam a salivação, que limpa a língua. Pastas de dentes com menta também ajudam a combater o problema.


Coma uma banana. Já deve ser do seu conhecimento, que para evitar mau cheiro da boca, deve de evitar comer alguns alimentos: cebola, alho, queijo e café. Se os consumir, deverá lavar os dentes logo de seguida. Fique a saber que se estiver a fazer uma dieta com restrição de carbohidratos, pode ficar com "hálito de cetona". Como o corpo quebra as gorduras ao invés de carboidratos para obter energia, criam-se cetonas, algumas das quais são liberadas na sua boca. Infelizmente, as cetonas possuem mau cheiro. Se for este o seu caso, considere comer alguns carboidratos saudáveis ao lanche, como maçãs ou bananas. Esta dica também serve para pessoas que façam jejum, seja por razões religiosas ou por anorexia.

Se seguiu os passos acima descritos de forma diligente e o mau hálito persiste, deverá ter um problema médico que precisa ser tratado. Aqui estão alguns dos potenciais culpados:

Pedras da amígdala. Estes são pedaços de comida calcificada, muco ou bactérias que aparecem como manchas brancas em suas amígdalas. Se vistas, podem ser confundidas com uma infecção na garganta - embora às vezes não sejam visíveis a olho nu. Você também pode sentir um gosto metálico na boca e/ou dor ao engolir.

Cetoacidose diabética. Se você tem diabetes, ele pode estar causando o seu corpo a queimar gordura em vez de glicose, criando o hálito de cetona referido no passo anterior. Esta é uma condição grave que deve ser tratada logo que possível.

Trimetilaminúria. Se seu corpo não pode quebrar uma substância química chamada trimetilamina, esta será lançada na sua saliva, causando mau hálito. Essa substância também vai ser lançada em seu suor; logo, um odor corporal muito persistente pode ser um sintoma.

Leia estes artigos, relacionados com a temática da saúde:

Aprenda a fazer creme antirugas

Dicas para realizar um tratamento de beleza para o seu rosto

Aprenda a cuidar das suas unhas

Aprenda a remover as sardas da sua pele

Siga estas dicas para dormir melhor

Dicas para tratar da sua depressão