As traças não são um risco para a saúde humana. São um problema devido aos prejuízos que as suas larvas causam: no vestuário, nos tecidos, nas peles, nos couros, nos tapetes e nas carpetes.

Quando as traças eclodem, os danos causados podem ser consideráveis. Se começar a observar traças a voar pela sua casa, então o problema é ainda maior. É fundamental que previna o aparecimento das traças, e não, que as tente fazer desaparecer.


Como é que sei que tenho traças em casa, se ainda não vi nenhuma a voar?

O primeiro sinal de traças em casa, é na maior parte das vezes, algum dano num tecido. No entanto, poderão haver outros indicadores, tais como:

- traças adultas (mais rastejantes do que voadoras);
- larvas semelhantes às da mosca (lagartas de traça);
- tubos ou invólucros sedosos onde as larvas de traça vivem;
- pupas (casulos de seda) onde as larvas se transformam em traças.

Se notar danos visíveis em tapetes, carpetes e peles, poderão não ter sido provocados por traças, mas sim por escaravelhos dos couros ou pelos escaravelhos dos tapetes.

Como identificar as traças:

Há quatro espécies principais de traças comuns que infestam as nossas casas:

1) Traça da Roupa Comum (As adultas medem entre 6 e 8 mm, têm asas cor-de-palha e não têm manchas. As larvas são brancas-acastanhadas, têm cabeça castanha e medem até 10 mm de comprimento. As larvas destas traças fazem buracos irregulares nos tecidos);

2) Traça da Roupa (Encontra-se sobretudo em tecidos de origem animal importados. As adultas medem 6 mm, são castanhas-escuras e têm três manchas ténues. As larvas são brancas-acastanhadas e medem até 10 mm. Fazem buracos mais regulares nos tecidos do que as larvas da traça da roupa comum);

3) Traça Castanha Doméstica (As adultas medem entre 8 e 14 mm, são castanhas e têm três ou quatro manchas mais escuras. As larvas medem até 20 mm, são de cor branco-sujo e têm a cabeça castanha. As larvas alimentam-se de vários têxteis de origem animal, incluindo lã, peles e penas);

4) Traça Branca Doméstica (As adultas medem entre 6 e 10 mm e têm cabeça branca e asas com manchas. As larvas medem até 12 mm, são brancas-acastanhadas e têm cabeça castanha-avermelhada. As larvas devoram vários tipos de alimentos. Causam menos danos nos têxteis do que as larvas da traça da roupa ou da traça castanha doméstica)

Que posso fazer para afastar as traças da minha casa?

As traças, tal como outros insectos, são atraídas pelas luzes. Por isso o mais natural é as traças entrarem em casa à noite atraídas pelas luzes acesas. O melhor a fazer é fechar portas e janelas. feche as cortinas ou em alternativa, use uma rede mosquiteira nas janelas que estejam abertas à noite.

Uma vez dentro das casas, as traças escolhem as áreas mais escuras e tranquilas, onde haja vestuário ou outros têxteis armazenados.

As áreas de maior risco são os quartos pouco utilizados, debaixo das camas e armários e roupeiros pouco utilizados. Os sotãos também são áreas de risco porque as traças são atraídas pelos ninhos de aves que possam existir nas caleiras das casas.

O vestuário sujo é excelente para atrair traças. Lave ou limpe o vestuário antes de o guardar.

Se guardar têxteis durante longos períodos de tempo, mantenha-os em sacos de plástico selados ou malas bem fechadas.

Certifique-se de que as áreas mais ocultas, como debaixo dos móveis por exemplo, são aspiradas regularmente para remover os ovos das traças antes que as larvas ecludam. Isto é ainda mais importante se já tiver havido alguma infestação de traças anteriormente ou se houver mais sinais de actividade destes insectos.