Leia as dicas que se seguem, e siga a que mais lhe convier para fazer a limpeza dos seus objetos de prata, deixando-os a brilhar de novo.

Antes de começar a limpar a sua peça em prata, veja se a peça a ser limpa está protegida por verniz. Se a sua peça em prata tiver uma camada de verniz, limpe-a com uma flanela macia e seca, não utilizando nenhum abrasivo.

Se a sua peça em prata não tiver

verniz, deverá limpá-la com um polidor de metais do tipo silvo ou brasso. Aplica-se uma fina camada, fricciona-se um pouco e, depois de seco, retira-se o produto com uma flanela extra macia.

Quando existem apenas umas manchas suaves, uma flanela macia e seca irá dar conta do recado. Poderá utilizar água, sabão de coco líquido ou em barra e uma escova macia para não riscar a sua jóia. Enxague e seque com um pano macio

Uma solução caseira para dar brilho à prata escurecida, é esfregá-la com pasta para os dentes. Quando a prata tiver brilho, lave com água morna e seque com pano macio.

Outra alternativa para limpar objetos de prata é combinar aproximadamente um litro de água, à temperatura ambiente, com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal numa tigela. Adicionar um pedacinho de papel de alumínio. Mergulhar o objeto de prata nesta solução. A prata irá brilhar de novo.

Existem no mercado pastas e líquidos para a limpeza de metais. A peça irá clarear na altura, quando utilizar o produto, mas mais tarde, o objeto irá escurecer com maior facilidade devido à oleosidade do produto.