As Batatas são um alimento rico em Potássio, Vitamina C e Ferro.
Como todos sabemos, as batatas são um alimento muito apreciado. Mas as batatas não servem apenas para serem comidas. Eis outros usos que podem ser dados às batatas:

1- Tratamento de verrugas
As verrugas comuns podem ser tratadas esfregando-se um pequeno pedaço de batata crua sobre ela. A batata é rica em Potássio e Vitamina C que promove a cura e a cicatrização. Faça este procedimento diariamente até que a verruga desapareça.

2- Acalma e suaviza as queimaduras
Quando se queimar na cozinha, aplique um pequeno pedaço de batata crua sobre o ferimento; ele fará a dor acalmar e diminuir o ardor que surge na altura.

3- Remoção de manchas de frutas vermelhas

(morangos ou amoras por exemplo) retire-os usando uma batata crua sobre a mancha. Se a mancha insistir em não sair, molhe a batata antes de esfregá-la na mancha com algumas gotas de limão.

4- Remover o excesso de sal de sopas e caldos

Se o prato que preparou tem sal em excesso, adicione umas rodelas de batatas cruas e elas absorverão este excesso de sal. Depois retire-as. Explicação científica para o explicar este facto: o sal penetra nas células da batata através de um processo chamado osmose.

5- Composto orgânico (adubo) para plantas

Batatas picadas fazem um excelente composto orgânico para plantas. Misture-as na terra ao plantar especialmente gerânios.

6- Limpar pratos

Utilize a água na qual cozinhou as batatas, para limpar os pratos. Mergulhe-os nessa água e ferva-os durante uma hora!

7- Compressas frias ou quentes

As batatas têm uma grande capacidade térmica, ou seja, mantêm tanto o frio quanto o calor muito bem. Aqueça a batata e enrole-a numa toalha (compressa quente). Faça o mesmo para uma compressa fria, enrolando as batatas que foram previamente ao congelador (freezer).

8- Arranjo de flores

Para segurar um pequeno arranjo de flores sem utilizar uma espuma de florista cara, corte uma fatia lateral de uma batata utilizando a parte plana para baixo. Faça pequenos buracos na superfície arredondada em cima e arrume as flores espetando-as nos buracos formando assim um lindo bouquet.

9- Máscara facial de beleza

Bata um pouco de batatas cruas com algumas gotas de limão e uma colher de sopa de leite. Espalhe o creme sobre a face. Deixe atuar durante 20 minutos e depois enxague. A textura da sua pele ficará fantástica!