passar roupa ferroPassar a roupa a ferro. Uma das tarefas mais detestadas pelas donas de casa.
Seguem-se algumas dicas, para tornar esta tarefa menos pesada.

Em primeiro lugar, convém ter um bom ferro de passar a roupa. Há modelos que funcionam a seco ou a vapor. Os modelos a vapor facilitam a eliminação de rugas e vincos nas roupas. Quando comprar um ferro de passar roupa, prefira os modelos com termostato prático, que disponha de várias opções de níveis de temperatura. Assim, você pode ajustar a temperatura ideal de acordo com o tipo de tecido que vai passar. A temperatura ideal à qual a peça deva ser passada geralmente vem indicada na etiqueta da peça. Caso a etiqueta não traga essa informação, vá aumentando gradualmente a temperatura do ferro.

Se não quiser tornar ainda mais difícil o passar a roupa a ferro, então não deixe as roupas muito tempo expostas ao sol. É que se assim for, a roupa ficará mais difícil de passar. O ideal é que a roupa seja recolhida do varal assim que estiver seca.

Assim que retirar as roupas do varal, faça logo uma separação em duas categorias: as que necessitam de ser passadas e as que dispensam o uso do ferro. Dobre cada peça com muito cuidado, deixando-as bem esticadas para evitar que amassem mais. A única exceção são as camisas sociais, que dão mais trabalho na altura de passar. Por isso, as camisas devem ir do varal diretamente para o cabide.

Use produtos que auxiliam na remoção de vincos e partes enrugadas da roupa. Além disso, estes produtos fazem com que o ferro deslize mais facilmente. Se não tiver esses produtos em casa, em alternativa, borrife água misturada com um pouco de amaciante (amaciador). Nas roupas pretas, o correto é borrifar somente água destilada para evitar que fiquem com o aspecto de que estão cheias de pêlos.

As roupas pretas e de tecidos como crepe, cetim e linho devem ser passadas do avesso. Outra opção é colocar um pano bem fino por cima. Esta medida evita brilhos e marcas indesejáveis. Siga a mesma orientação para peças delicadas, com bordados, aplicações ou estampas emborrachadas. Use o ferro em baixa temperatura.

A camisa social é a peça que é considerada a mais complicada de ser passada. A ordem correta para passar a camisa de modo a deixá-la impecável, é começar por deixar o colarinho reto, sem dobrar. De seguida passe os punhos, mangas, parte frontal. Passe por último a parte das costas. Finalize dobrando o colarinho e pendurando imediatamente a camisa no cabide.
-->