Se tenciona comprar um computador novo, pense primeiro no processador. Este é a alma do seu computador. Quanto mais rápido melhor. Mas já sabe que há um senão. Quanto mais rápido normalmente é mais caro. Veja se realmente necessita da velocidade mais rápida. Se não vai jogar as últimas novidades em jogos, se calhar o mais certo é não necessitar de comprar o computador com o processador mais rápido. Assim economiza algum dinheiro.

Ainda relativamente aos processadores os CELERONS costumam ser mais baratos mas com um desempenho inferior. Depois pode optar entre os Pentium e os AMD. Costuma dizer-se que os AMD são bons corredores de curtas distâncias. Já os Intel, são corredores de longa distância.

Passe de seguida para a memória RAM. Este tipo de memória é importante porque normalmente está associada às tarefas que o computador pode fazer. É muito rápida. Há de três tipos: DDR, DDR2 e DDR3, sendo o seu preço crescente conforme o descrito.

Se o seu computador necessitar de realizar tarefas e não houver memória RAM suficiente, ele vai usar memória do disco rígido. Só que este tipo de memória é mais lento que a RAM. Por isso, quando isto acontece, vai ter de esperar mais tempo que a operação se realize. Com os novos sistemas operativos (Windows Vista e Windows 7), aconselho no mínimo 8 Megas de Ram no seu pc.

Quanto ao disco rígido, não compre nada com menos de 500 Gigas de espaço. No entanto tudo depende da sua utilização. Se trabalha com fotos por exemplo vai necessitar de discos com grande espaço de armazenamento.

A unidade gravadora de DVD
pode ser gravadora de dvd de camada simples e de dupla camada. Os DVD de camada simples têm uma capacidade de armazenamento de 4,7 GB e os de dupla camada ronda os 8 Gigas.

Veja onde se situam as entradas USB do seu computador. Em princípio se ficarem na frente é melhor para si, pois o seu acesso é mais fácil. Há portas USB 1.0 e 2.0. As de tipo 2.0 são mais rápidas.

Se pretende utilizar a sua webcam com o seu computador, certifique-se que este possui uma entrada firewire. Embora também se possa utilizar uma porta USB 2.0 para passar os filmes da câmera de filmar (filmadora) para o seu computador, eu prefiro a porta firewire para o efeito.