Dicas para manter a sua pele saudável

O organismo começa a reduzir a produção de colágeno (também se pode dizer colagénio) a partir dos 25 anos de idade. Aos 50, produz apenas 35% do colágeno necessário. Nas mulheres,devido à diminuição da hormona estrogénio na menopausa, a queda é mais acentuada .

A perda do colágeno no nosso organismo, pode ser atenuada através

de uma alimentação equilibrada. A dieta rica em proteínas magras estimula a produção de colagénio. Para que o colágeno possa ser sintetizado pelo organismo, é importante consumir alimentos que contenham vitamina C, vitamina E, cobre,selênio,zinco e silício.
O silício está presente no corpo humano (pele, cabelo, unhas, cartilagens, etc..) desde a fase fetal e vai diminuindo com a idade (após os 30 anos). É um oligoelemento que temos no organismo com a função de regenerar as células da pele e estimular as fibras de sustentação (colágeno, elastina).


Alimentos que ajudam a manter a sua pele firme:

PROTEINAS MAGRAS- Atum,Salmão,ovo,peito de perú ou frango,iogurte desnatado
VITAMINA C-caju,kiwi,acerola,goiaba,laranja ,cenoura ,pepino
VITAMINA A e E -cenoura
ZINCO-avelã,amêndoa,castanha do Pará,ovos,frutos do mar
SELÉNIO- nozes,salmão,arroz preto, frango,carne
SILÍCIO-aveia ,cevada, salsa, nabo, avelã, feijão, centeio, trigo, banana,
alho, alcachofras, Alho porro,Cebola, Espargos (Aspargos), Mel, Morango, Nabo, Pepino, Pinhão, Tâmara,
COBRE-fígado bovino,caju,avelãs,cogumelos,lentilha e aveia
Enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras elásticas- abacaxi

EVITAR- fumo, álcool e ingestão de gordura saturada

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