Vamos a umas dicas para fazer sumos de frutas:

Em primeiro lugar, é importante possuir uma centrifugadora e um liquidificador de alta qualidade. As frutas devem ser muito bem lavadas para retirar todos os produtos tóxicos. O ideal é usar frutas orgânicas. Além de lavar muito bem a fruta, deve de retirar-se todos os pedaços com bolor, com toques (cor escura) ou danificados.

A casca da laranja contém uma substância tóxica e não deve ser consumida. As cascas de praticamente todas as outras frutas, inclusive limão e lima, não devem ser retiradas. Todos os caroços e partes duras devem ser retirados antes de colocar as frutas na centrífuga. As sementes podem ser incluídas no preparo dos sumos. A única semente não recomendada é a semente da maçã que contém cianeto.

De notar que o sumo de laranja feito na centrifugadora é mais benéfico que o produzido pelo espremedor, uma vez que contém a pele branca da fruta, que contém a maior parte do seu valor alimentício. Esse delicioso sumo é rico em vitamina C, complexo B, bioflavonóides, potássio, zinco, fósforo e glicose natural. Além disso, é conhecido como um potente antioxidante e renovador da energia celular.

Sumo de Ananás
O sumo de ananás é uma fantástica
fonte de sais minerais (potássio, sódio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio e ferro). O sumo é rico em vitaminas (A, complexo B e C). Além disso, contém a bromelina, enzima que ajuda a digestão.


Para fazer o sumo de ananás, lave-o bem, esfregando-o com uma escova e depois passe bem por água corrente. Utilize o centro duro e a casca para aproveitar os nutrientes ao máximo.


Sumo de Limão

O sumo de limão é rico em bioflavonóides e desempenha um papel importante como libertador de toxinas no organismo. O alto teor cítrico permite que o limão tenha uma função de “detergente do estômago”, além de possuir vitaminas e minerais. O ideal é tomar meio limão com água em jejum todos os dias, sem adição de açúcar.


Sumo de Maçã

O sumo de maçã é famoso pelo seu poder de rejuvenescimento. Além disso, o sumo contém excelentes fontes de pectina — que forma o gel que remove as toxinas do organismo — e, ao mesmo tempo, estimula os movimentos peristálticos dos intestinos e a evacuação. O potássio e o cálcio existentes na maçã ajudam no funcionamento dos rins e controlam os distúrbios digestivos. É bom comer maçã, e melhor ainda, é tomar sumo de maçã.


Sumo de Melancia

A vantagem de se fazer suco de melancia é que podemos aproveitar a sua casca (a parte verde e branca). Ela é extremamente nutritiva, e contém vitamina A, potássio e zinco. O sumo de melancia, por ser muito diurético, fortalece o organismo, limpa os canais urogenitais, rins e bexiga.


As vantagens do sumo tornam-se ainda mais admiráveis pelo facto da casca libertar uma substância que limpa as impurezas do corpo, permitindo maior oxigenação das células. A polpa vermelha e doce proporciona muitos sais minerais e fibras, além de hidratar o organismo.


Sumo de Morango

O suco de morango é uma incrível fonte de vitaminas e açúcares naturais que limpam o organismo. Ele é rico em potássio e ferro, que são bons para o fortalecimento do sangue. O sódio contido no sumo é um excelente tónico para os nervos e mantém as glândulas saudáveis.


Tomar sumo de morango é um modo sensacional de aproveitar todos os benefícios dessa fruta. Como o sumo é bastante denso, pode-se misturar água ou outro sumo, por exemplo, uva ou abacaxi.


Sumo de Pêra

O sumo da pêra tem muita vitamina B1 (tiamina, importante parte do complexo B), que contribui para a saúde do coração e para um alto nível de energia. Além disso, contém boa dose de vitamina C e sais minerais, como fósforo, potássio e cálcio. Ainda mais que a maçã, a pêra é excelente fonte de pectina, que ajuda na digestão e na limpeza das toxinas do organismo.


Esse sumo deve ser feito na centrífuga. Como é denso e doce, o sumo da pêra pode ser diluído com outro, geralmente o de maçã.


Sumo de Uva

O sumo de uva é rico em potássio, um sal mineral que reforça as reservas alcalinas do corpo, ao mesmo tempo que estimula o funcionamento dos rins e regula os batimentos cardíacos. Ele é também fonte de ferro, que constrói a hemoglobina do sangue. Estimula a digestão, a acção intestinal, limpa o fígado e elimina o ácido úrico do organismo. Além disso, acalma o sistema nervoso. Se o sumo de uva ficar muito doce, adicione um pouco de limão.

Se gostou deste artigo, de certo irá gostar também de:

Aprenda a fazer um sumo desintoxicante

Aprenda a fazer o sumo da juventude

Siga esta dica quando fizer sumo de laranja

O que fazer para curar a constipação

Faça você mesmo sumo de cenoura desintoxicador