Como dica para a sua saúde, vamos divulgar hoje o agrião.

O agrião quando utilizado em saladas, ajuda na limpeza do fígado, limpa os rins de areias e cálculos, combate o reumatismo, a gota, o artritismo, o inchaço das glândulas, a debilidade do coração e dos nervos.

O agrião contem apreciável quantidade de iodo, elemento indispensável ao organismo humano e cuja falta perturba o funcionamento da glândula tiróide. Os que sofrem de ácido úrico, em virtude de terem comido muita carne, especialmente de porco, toucinho, salsichas, etc, devem comer diariamente uma salada de agrião.

Eis uma boa e simples receita: escolhe-se um punhado de agrião, em quantidade suficiente para encher um prato. Lava-se em água corrente, tempera-se com limão, um pouco de azeite e um pouco de sal. Se quiser, pode acrescentar fatias de tomate ou azeitonas. Se for acrescentado azeitonas, dispensar o azeite. É importante que se evite o uso de gorduras, mesmo da “boa gordura” como é o caso do azeite.

O sumo de agrião (entre os 60 a 150 gramas por dia), tem a propriedade de melhorar as bronquites crónicas.
Esse sumo também é bom para dismenorréia (menstruação dolorosa),amenorréia (ausência de menstruação ), falta de apetite, debilidade cardíaca,debilidade geral, hepatite, acne, impurezas do sangue, vermes, tuberculose etc.
Misturando-se o sumo de agrião com mel, obtém-se um xarope excelente para combater a tosse, bronquite e tuberculose pulmonar.

Receita de Xarope de sumo de agrião com mel:
Lavar o agrião em água corrente e passar na máquina até formar uma papa. Estender a papa sobre um pano e espremer bem.
Para 300 gramas de sumo de agrião, acrescentar 300 gramas de mel de abelha, mexendo bem. Guardar em frascos bem tapados. Toma-se uma colher de sopa 4 vezes ao dia.