Hoje vamos escrever algumas dicas para as meninas que frequentam este blogue. Sei que são muitas, pois já tenho recebido mails de algumas de vocês, mails esses que já permitiram criar algumas amizades. Obrigado.
As dicas são sobre alguns procedimentos que devem ter antes de uma ida ao ginecologista:

1) Depilação é um must quando se vai ao ginecologista. Não minha amiga. Os pêlos,
além de protegerem, indicam ao médico a quantidade de hormonas femininas e masculinas. Se quiser, depile-se mas sem excesso, evitando irritações. Siga a seguinte regra quando fizer a sua depilação: depile três dedos acima do clitóris e deixe dois dedos nas laterais.

2) Tomar banho não prejudica os exames. Se tomar banho, utilize sabonetes com pH ácido (com valores situados entre os 3,5 e os 5).

3) Se possível, urine antes da consulta. É que o instrumento utilizado pelo médico, que lhe vai abrir a vagina, pode causar algum desconforto na bexiga, o que torna o exame mais incómodo. Não esfregue papel higiénico ou lenços húmidos na sua vagina. Apenas deve tocar o local para absorver o líquido.

4) Não tenha relações sexuais no dia anterior a uma ida ao ginecologista. O esperma e o preservativo alteram o pH da vagina, e o contacto sexual promove descamação da pele.

6) Marque a sua consulta entre cinco a sete dias após a menstruação, quando as suas mamas estão mais macias. A menstruação pode atrapalhar a recolha necessária para alguns exames.

7) Não use cremes vaginais durante dois ou três dias antes da consulta.

8) Não tenha vergonha. Não esconda informações ao seu médico, informações essas que por vezes poderão ser preciosas no diagnóstico do seu problema.