Hoje vamos dar umas dicas para conservar melhor o seu carro:
Ar-condicionado
A pressão do gás deve ser verificada a cada 20 mil quilómetros. Ligue o ar condicionado uma vez por semana para manter as suas peças lubrificadas.

Arrefecimento
Deve verificar todas as semanas, com o motor frio, o nível do líquido no reservatório ligado ao radiador. Para completar o nível, use 2/3 de água filtrada e 1/3 de aditivo. Uma vez por ano, deve-se substituir todo o líquido de refrigeração e limpar o sistema numa oficina.

Bateria
Deve fazer uma verificação semanal, com o carro frio, o nível de água. Trabalho dispensável para as baterias seladas. Em caso de necessidade de completar o líquido refrigerante, faça-o de forma a que as placas de chumbo fiquem totalmente cobertas, sem transbordar. Mantenha os pólos limpos. Evite deixar as luzes acesas, ou o rádio a funcionar com o motor desligado, pois pode descarregar a bateria.

Mudanças
O nível de óleo das mudanças precisa ser verificado aos 25 mil quilómetros. A troca completa deve ser realizada a cada 50 mil quilómetros, conforme recomendação do fabricante. Evite apoiar o pé sobre o pedal da embraiagem, pois provoca desgaste das peças, como rolamentos e discos de embraiagem.

Tubo de escape
O escapamento deve ser verificado a cada 20 mil quilómetros. Os fixadores e as abraçadeiras devem de ser revistos periodicamente. Lave a parte de baixo do carro somente com água e sabão neutro, para não ressecar as borrachas.

Travões
O primeiro ponto a observar é o nível do fluído de freio. Este líquido deve de ser verificado todas as semanas e, se necessário, deverá ser complementado com fluído da mesma marca. Recomenda-se a sua substituição anualmente. Se quando pisar no travão de pé, ele fizer barulho, isso pode significar pastilhas gastas. Os discos estarão a ser arranhados. Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil quilmetros. As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilómetros. Nesse tempo, os tambores também devem ser verificados. Não pise no travão de pé de forma brusca, procure pisar progressivamente e com antecedência. Utilize os freios com uma marcha engatada, para evitar desgaste das pastilhas e discos.