sal, saleiro
A comida ficou salgada. E agora?

Fique desde já a saber, que é preferível preparar a comida ensonsa (com falta de sal), do que com excesso de sal. Se o sal falta, mesmo no prato, podemos adicioná-lo. Já o contrário,é uma tarefa mais complicada.

No caso de ser esparguete salgado, a solução é simples: adicione mais água.

No caso de ser um ensopado que ficou salgado, deite sobre a tampa da panela (por fora), fazendo um círculo, um pouco de sal, deixando a panela tapada e a continuar o processo de fervura. O sal seco sobre a tampa absorverá a humidade e o excesso de sal. Também poderá adicionar algumas colheradas de sopa de leite ao ensopado.


Se foi a sopa que ficou salgada, junte-lhe duas ou três batatas cruas de tamanho médio descascadas, e partidas ao meio. Deixe cozinhar durante alguns minutos para que as baatas possam absorver o sal a mais na comida. Em termos de eficácia, 2 batatas médias são suficientes para remover o excesso de sal de um "cozinhado salgado" para 4 a 6 pessoas. Se eventualmente, se trata de uma maior quantidade de comida salgada, adicione mais batatas (ex: "comida salgada" para 10 pessoas, usar 3 ou 4 batatas médias). Apesar da dica das batatas, há pessoas que afirmam que não funciona. Elas dizem que o melhor a fazer é adicionar mais quantidadde dos ingredientes participantes na receita. O método da batata também poder ser usado para o feijão.

Outro truque que também funciona muito bem, para cortar o excesso de sal na comida, é muito simples: juntar 1 colher de açúcar e outra de vinagre.

Também poderá adicionar à comida salgada salsa. Este truque resulta em qualquer tipo de molho, assim como para pasta. A salsa não resulta no caso de carne salgada.

No caso de carne salgada, experimente salsa e molho de menta.

Se preparou caril, e este ficou salgado, adicione 2 ou 3 rolinhos de farinha de trigo.

Poderá ainda adicionar à comida salgada, uma pequena quantidade de vinagre branco destilado, ou em alternativa, uma colher de chá de vinagre, e uma colher de chá de açúcar.

Se estiver a cozinhar um presunto muito salgado, adicione vinagre para eliminar o sabor salgado.

Se entrou neste blogue, por causa de um problema sobre comida, então também irá gostar dos seguintes artigos:

Mais dicas para ajudar no problema da comida salgada 

Coma melhor. Aprenda a combinar os alimentos 

Dicas para cuidar bem do seu estomago 

Aprenda a eliminar agrotóxicos dos alimentos 

Aprenda truques para usar na sua cozinha 

Acabe com o mau hálito da sua boca 

Utilize a comida para aumentar a sua imunidade