Comida salgada: O que fazer

A comida ficou salgada. E agora?

Fique desde já a saber, que é preferível preparar a comida ensonsa (com falta de sal), do que com excesso de sal. Se o sal falta, mesmo no prato, podemos adicioná-lo. Já o contrário,é uma tarefa mais complicada.

No caso de ser esparguete salgado, a solução é simples: adicione mais água.

No caso de ser um ensopado que ficou salgado, deite sobre a tampa da panela (por fora), fazendo um círculo, um pouco de sal, deixando a panela tapada e a continuar o processo de fervura. O sal seco sobre a tampa absorverá a humidade e o excesso de sal. Também poderá adicionar algumas colheradas de sopa de leite ao ensopado.


Se foi a sopa que ficou salgada, junte-lhe duas ou três batatas cruas de tamanho médio descascadas, e partidas ao meio. Deixe cozinhar durante alguns minutos para que as baatas possam absorver o sal a mais na comida. Em termos de eficácia, 2 batatas médias são suficientes para remover o excesso de sal de um "cozinhado salgado" para 4 a 6 pessoas. Se eventualmente, se trata de uma maior quantidade de comida salgada, adicione mais batatas (ex: "comida salgada" para 10 pessoas, usar 3 ou 4 batatas médias). Apesar da dica das batatas, há pessoas que afirmam que não funciona. Elas dizem que o melhor a fazer é adicionar mais quantidadde dos ingredientes participantes na receita. O método da batata também poder ser usado para o feijão.

Outro truque que também funciona muito bem, para cortar o excesso de sal na comida, é muito simples: juntar 1 colher de açúcar e outra de vinagre.

Também poderá adicionar à comida salgada salsa. Este truque resulta em qualquer tipo de molho, assim como para pasta. A salsa não resulta no caso de carne salgada.

No caso de carne salgada, experimente salsa e molho de menta.

Se preparou caril, e este ficou salgado, adicione 2 ou 3 rolinhos de farinha de trigo.

Poderá ainda adicionar à comida salgada, uma pequena quantidade de vinagre branco destilado, ou em alternativa, uma colher de chá de vinagre, e uma colher de chá de açúcar.

Se estiver a cozinhar um presunto muito salgado, adicione vinagre para eliminar o sabor salgado.

Se entrou neste blogue, por causa de um problema sobre comida, então também irá gostar dos seguintes artigos:

Mais dicas para ajudar no problema da comida salgada 

Coma melhor. Aprenda a combinar os alimentos 

Dicas para cuidar bem do seu estomago 

Aprenda a eliminar agrotóxicos dos alimentos 

Aprenda truques para usar na sua cozinha 

Acabe com o mau hálito da sua boca 

Utilize a comida para aumentar a sua imunidade 

15 comentários:

sonia disse...

pois é mesmo verdade esse truque de misturar açucar com vinagre... eu tou a fazer um peixe assado no forno... e sem kerer coloquei demasiado sal... e este truque pareceu ridiculo... mas o que é certo é que FUNCIONA MESMO... assim que coloquei mexi um pouco provei e já nao estava salgado!! salvou o meu jantar este truque.. senao la se ia à vida o peixe de 10 euros!

Esperança disse...

nao adiantou presiso de outra receita rapido pra hzoje dia dos pais é para feijoada

Edu Bergsten disse...

Feijoada salgada? já tentou colocar as batatas? o sal na tampa? o vinagre e o açúcar? continua salgado? então faça o seguinte, desligue a panela, coloque uma roupa bem bonita e convide o Papai pra almoçar fora! ele vai amar!

KIKA disse...

Eu costumo colocar uma laranja cortada ao meio para última fervura da feijoada.ela retira a gordura da feijoada e o sal em demasia tb!Para mim o sal e o vinagre deram super certos!!!estava fazendo frango ensopado com o frango q sobrou do churrasco de domingo,só que eu esqueci de lavá-lo para tirar o sal!Nem batata adiantou.Coloquei duas de açúcar e duas de vinagre.Salvei meu ensopado!!Valeu pela dica!!!!!!

Aninha disse...

Eu não tenho batatas e hoje é DOMINGOOO e já esta tudo fechado oque eu faço??? Se fosse pouca feijoada tudo bem mais é muitoo...


Unknown disse...

Perfeito vinagre e açúcar

Leidy disse...

A laranja na feijoada deu super certo kkkk laranja cortada ao meio

Leidy disse...

A laranja na feijoada deu super certo kkkk laranja cortada ao meio

Unknown disse...

O Açúcar​ com o vinagre de certo no frango

nilmara silva disse...

O Açúcar​ com o vinagre de certo no frango

Anónimo disse...

O açúcar com o vinagre ou creme de leite tbm dá certo pra dessalgar creme de Abóbora???

Anónimo disse...

Me ajudem a salvar meu creme de Abóbora que está muito chegado ao sal por favor... Obg.

Lurdes Vieira disse...

Comprei meio presunto de porco (curado) e está uma pilha de sal, o que devo fazer? Não quero deitar fora pois foi muito caro, mas ninguém consegue comer... Origado

Rosângela Ferreira disse...

Adorei as dicas, me salvaram hoje. Obrigada

Anónimo disse...

Meu arroz de polvo ficou salgado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...