slime, meleca

A slime é um verdadeiro fenómeno na Internet. Há pessoas que passam horas a ver e a mexer na slime.

O slime também uma boa forma de  entreter as crianças. As crianças, ao brincarem com o slime, entram em contato com diferentes cores, formas e texturas. Elas melhoram a sua experiência sensorial. Nos adultos, o slime também provoca uma incrível sensação de bem-estar. É uma alternativa ao fidget spinner.

Para fazermos a nossa slime, vamos precisar de:

a) água
b) cola vinílica (em Portugal, pode comprar cola vinílica nas lojas de ferragens, na farmácia, no Jumbo ou em algumas lojas chinesas)
c) bórax (ou borato de sódio)
d) pode querer ou não usar corante alimentar (para dar cor à sua slime), e/ou purpurina
e) três recipientes. Dois de cinquenta mililitros: copos plásticos de café, e outro com um volume um pouco superior a cinquenta militros e que irá receber a mistura final da slime.

Modo de preparação da slime:
1) Para fazer a sua slime, não use cola branca. Se der uma vista de olhos pela Internet, especialmente pelos vídeos do Youtube, a cola branca é o principal ingrediente na grande maioria das receitas para produzir slime. Utilize cola vinílica. Deite quantidades iguais de cola vinílica e de água num copo plástico de café (cinquenta mililitros). Se preferir, pode colocar purpurina ou corante alimentar (a slime ficará colorida, da cor do corante).

2) Vamos usar agora o borato de sódio, também conhecido pela designação de bórax, tetraborato de sódio ou ainda água boricada. Compra-se em qualquer drogaria. O borato de sódio antes de ser usado, vai sofrer uma diluição, para o tornar mais "fraco". Dilui-se uma colher de café de borato de sódio em mais ou menos quatro colheres de sopa de água. Deite esta mistura no segundo copo de café e não no copo de café utilizado no passo de número 1.

3) Agora mistura-se tudo: a cola vinílica, a água e o borato de sódio diluído. Vá mexendo a mistura com uma colher.

e) Logo que a slime se comece a soltar do recipiente, já a pode agarrar e começar o processo de amassar com as suas mãos. Quanto mais amassar a slime,melhor.

Alguns cuidados com a sua slime:
Não puxe a slime com força. Se puxarem com força, a slime parte; Deixe a slime escorrer, puxando devagarinho;
Não coloque a slime em cima da sua roupa porque a pode estragar;
Muito cuidado com as crianças: não metam a slime na boca, nem no nariz, e nem nos ouvidos;
Armazenar a  slime num recipiente com tampa, para a slime se manter o mais "fresca" possível durante mais tempo. Quanto menos contato a slime tiver com o ar, melhor.