Alguns comportamentos que precisamos mudar no dia a dia e tem que ser já:

- diminuir o consumo de açúcar: e não estou a falar de substituir por adoçantes e sim diminuir mesmo, a quantidade que utilizámos de açúcar, porque na verdade, ninguém nos ensinou o mal que faz: primeiro causa obesidade e ainda pior faz-nos perder o cálcio dos ossos. Nós, aqui em casa, ainda utilizamos açúcar amarelo, o branco foi cortado definitivamente das listas de compras e da nossa vida e quando posso utilizo as tâmaras para adoçar sobremesas, porque é natural e faz bem menos mal. Nessa mesma linha de pensamento, não compro mais sumos industrializados, nem refrigerantes, fazem imenso mal. Tem imensos corantes e imenso açúcar e não substituímos pelos lights, simplesmente não compramos, tomamos água nas refeições ou fazemos sumos naturais e o predileto e mais prático é mesmo a laranja espremida na hora de consumir ou a limonada.
- não faço frituras ou
se as faço, muito esporadicamente. Eu sei que as batatas fritas são saborosas, porém o peixe morre pela boca e como comprei a fritadeira e optei pela marca Tefal - Actifry 2 em 1, que utiliza para 1kg de batatas, uma colher de sopa. O resultado não é igual porém a saúde que é a prioridade maior, é beneficiada. 
- As sementes: chia, sésamo, abóbora, girassol, linhaça, compro sempre inteiras e se tiver que moer, faço em casa, no momento da utilização. Ou o mais importante, essas sementes tem que, antes de serem consumidas, precisam ficar de molho, no mínimo três horas. Eu, o que faço é deixar no iogurte à noite toda e consumir logo pela manhã. 
Não se deve consumir as sementes sem deixar de molho ou serem trituradas. 
- Depois que os meus filhos nasceram, deixei de consumir rebuçados e pastilhas elásticas para não dar mau exemplo e tenho um filho de dez anos, que nunca consumiu um chupa-chupa, nem um rebuçado (bala no Brasil), nem uma pastilha elástica (chiclete). Eu fico contente com isso, porém o mais novo, já provou um chupa, mas não fui eu que ensinei, enfim.
E estou sempre pronta a mudar, qualquer coisinha, desde que seja para o bem da sáude, economia ou o bem estar da família.
Tem dicas também? Quer deixar o seu comentário, adoraria ler...
Espero que gostem ...
Beijinhos...