Mal começou o frio, já tenho três doentes em casa... uma noite com muita emoção à mistura... um com uma febre não muito alta, música do tafun tafun do outro lado... e lá se vão as dicas todas de novo, uma cebola partida ao meio no quarto dos pequenos, ao certo ninguém explica porque isso dá resultado, mas que dá, há isso comprovo eu. Mesmo quando sou eu que estou constipada ou com tosse, faço o mesmo e não sei ao certo porque, mas sinto-me melhor e é uma noite mais tranquila. Mas nem quero saber, neste momento o porque dá certo, o mais importante é que dá resultado e lá vou eu, corto a cebola ao meio, com casca e tudo e coloco-a no quarto deles, na manhã seguinte, jogo-a no lixo. Fui fazer os chás caseiros que sei e que acho que se bem não fazem, mal não fazem de certeza. Cebola cortada as tiras bem fininhas, com a mandolina e açúcar amarelo, tudo para dentro de um frasco, tampado. No outro frasco, como costume, uma cenoura ralada, também com açúcar amarelo. Hoje não tinha, mas quando tenho coloco para lá, raladinho, gengibre. Quando começa a soltar um caldinho, lá vou dando a eles, umas colheradas. No outro dia, escorro tudo e jogo fora. Faço outra vez, se for necessário.
Passo no peito deles, frente e costas, Vick ou Transpulmin, que acho que ajuda a soltar a expectoração e o próprio cheiro parece que acalma, a eles e a mim...:)
Meias nos pés, bem agasalhadinhos, ainda falta uma coisa que fazia para mim, quando estava com tosse e psicológico ou não, dava resultado. Amorno o sumo de uma laranja com mel e dou as colheradas, bem morninho, para não se queimarem, julgo que acalma.
Ainda tenho mais umas dicas, mas por hoje chegaram essas. A noite? foi tranquila.. Uma tossidinha aqui, outra acolá e eu as vezes, pensava, estarei eu acordada ou ainda estou a sonhar, ninguém tosse nessa casa.
Dei uma de guarda noturno a fazer a ronda, revisando as camas todas e tudo em paz, as mil maravilhas. Olha, ronda feita, vou logo para a cama, porque o tempo urge e eu quero mais é dormir.
Essa noite, espero que seja igual, vamos lá ver. Isso com filhos é sempre uma aventura. Ás vezes vou a cama deles, agasalhar melhor e o meu mais novo costuma falar, sem que está a dormir, mas lá fala umas coisinhas e eu, naquela hora da madrugada, sou a mãe mais pacífica do mundo, concordo com tudo.
A noite passada disse-me:
- Mãe, estou conpitado...
e eu: -Sim, filho eu sei, dorme, descansa
e ele:
- Mãe é mesmo, mesmo, uma conspitação.
- E eu, a segurar-me para não rir, nem o corrigi, deixa lá o rapaz estar conpitado, pensei eu.
E fui para a cama, feliz da vida e a tentar falar três vezes, conspitado, conspitado, conspitado... pois que difícil é falar errado, mas ele o faz com uma facilidade.
Eu vou mais é dormir, porque também já parece que eu estou a ficar cons-ti-pa-da....

Atchim...
Boa noite.