O primeiro ziper (fecho éclair) foi inventado pelo engenheiro Whitcomb L. Judson, nos Estados Unidos da América, em 1891.


O ziper foi utilizado principalmente no calçado e nos sacos de correio. Apesar de ser prático, este primeiro tipo de ziper não era muito eficaz porque abria com alguma facilidade.


Foi no primeiro quarto do século vinte que o ziper aparece tal como o conhecemos hoje. O engenheiro sueco Gideon Sundback desenvolveu a ideia de Judson substituindo os ganchos e as argolas pelos chamados dentes metálicos.



É do conhecimento geral o modo de lidar com um ziper numas calças. Mas certamente já lhe aconteceu o sistema de travamento do ziper avariar. Ou seja, depois de puxarmos o ziper até ao cimo das nossas calças, a pega do fecho é colocada na vertical, pendendo para baixo. Deste modo, a própria pega tem um pino na parte de trás que vai impedir que o ziper abra, evitando que andemos com o fecho das calças aberto. O pior é quando esse travamento deixa de funcionar por algum motivo. A solução é realizar o que se encontra na figura que se segue.


fecho éclair, zipper partido

Coloque um argola de porta-chaves na pega do fecho avariado.


Puxe o ziper até cima, e depois prenda a argola no botão das calças.

Deste modo, o fecho não irá abrir mais, evitando muitas situações embaraçosas.