Bem, há tantas tantas dicas que com certeza, não vou lembrar-me de todas mas, algumas vi que estava mesmo desatualizada do que já tinha lido, há anos atrás. Quanto a colocar uma foto, sempre coloquei aquelas tipo passe, talvez por isso nunca me tenham chamado, pois estava com aquela cara, de Madalena arrependida, demonstrando uma pessoa séria, sem muito dinamismo. Enfim, agora sei que convém ser uma foto, com algum sorriso, com uma cara bem disposta, arrumadinha, sem exageros e pensando bem no fundo, que até pode ser uma parede branca, afinal o foco somos nós.
Se colocarmos o endereço, limita a área de emprego, porém penso que se a proximidade é um quesito, convém indicar o nosso endereço. Os dados de Cartão de Cidadão e NIF, só são precisos, se formos admitidos, antes disso, é desnecessário informar. A idade? A foto pode muitas vezes demonstrar e não considero a idade um fator super importante, pois muitas vezes podemos ter uma vitalidade que não corresponde a vitalidade ou a vontade de trabalhar naquele determinado emprego. Uma carta de candidatura voluntária, essa achei que era mesmo a cereja em cima do bolo, uma maneira informal de dizer o porque gostaria de trabalhar em determinada empresa, parece ser simpático e sincero. Pode até colher frutos com essa atitude!
Depois o resto, também é importante, colocar tudo que fez de cursos, mesmo que sejam só formações, assim é uma maneira de verem que está sempre ativa ou ativo. O modelo europass é bom, porque é mais fácil de preencher e não se esquecer de nada, porém ainda considero que o currículo tem que ter a nossa cara, logo tem que ser criativo e único, o que pode fazer a diferença, para ser chamado para uma entrevista. Ter Linkedin, About me, Facebook, site, como assinatura, também achei interessante, mas estamos sempre a aprender. Ter a oportunidade de ir a uma entrevista porque o currículo chamou a atenção, é uma sorte, mas vale a pena nos esforçarmos e tentar. Conseguir, pode não depender de nós, mas tentar e fazer por isso, sim isso depende de nós, por isso, tente e arrisque, sempre!
Beijinhos.