É sempre bom fazer coisas. Fomos nós que as fizemos. Aumenta a nossa auto-estima. Se criámos produtos de beleza, então estaremos a poupar dinheiro, e acima de tudo, sabemos o que estamos a usar no nosso corpo, pois fomos nós que adicionámos os ingredientes. Temos a certeza que o produto é seguro. Então de que está à espera? Ponha as mãos à obra.

Se já está a pensar desistir de fazer este sabonete, porque não sabe onde encontrar os ingredientes para a fabricação do sabonete líquido, dê uma espreitadela a esta dica. Se morar em Portugal, então veja esta dica.

Para fazer o sabonete líquido com aroma de erva doce, vamos precisar:

-Duzentos e cinquenta mililitros de base para champô e sabonete líquido;
-Duzentos e cinquenta mililitros de água desionizada (poderá comprar água desionizada em qualquer farmácia de manipulação);
-Cinco colheres de sopa de lauril líquido (Lauril éter sulfato de sódio, ou laureth sulfato de sódio, é um detergente e surfactante que faz parte de muitos produtos de higiene. É um desengordurante muito eficaz e barato);
-Cinco colheres de sopa de anfótero (Anfótero é um tensoativo)
-Duzentas e cinquenta gotas ou uma colher de sopa bem cheia de essência do aroma da sua preferência (no nosso caso, utilizámos erva doce);
-Corante à base de água da cor de sua preferência (no caso deste nosso sabonete, foi utilizado o corante verde para combinar com o aroma de erva doce);
-Uma tigela de vidro ou uma vasilha de plástico para colocar os ingredientes;
-Uma colher descartável ou uma espátula de plástico para misturar os ingredientes;
-Um copo graduado para medir os ingredientes;
-Uma colher de sopa para medir os ingredientes;
-Um funil;
-Um frasco de quinhentos ou de seiscentos mililitros para colocar o sabonete líquido depois de pronto.

Modo de preparação do sabonete líquido:
-Utilizando o copo graduado coloque duzentos e cinquenta mililitros de base para champô e sabonete líquido na tigela.

-Utilizando novamente o copo graduado, coloque duzentos e cinquenta mililitros de água desionizada na tigela com a base. Vá misturando tudo muito bem.

-Quando a mistura estiver homogénea (com aspeto igual ou uniforme) adicione as cinco colheres de sopa de lauril líquido e misture bem e devagar para não formar muita espuma.

-Depois adicione duzentas e cinquenta gotas ou uma colher de sopa bem cheia de essência de erva doce ou da essência da sua predileção.

-Misture tudo muito bem, até incorporar a essência.

-Agora acrescente gota a gota o corante à base de água e vá misturando bem até chegar ao tom desejado.

-Por último coloque um funil no frasco que irá receber o nosso produto final, e despeje o produto preparado para o seu interior.

Dica final na preparação deste sabonete: Sempre que adicionar um ingrediente, misture bem até que fique homogéneo. Só após isso, é que poderá misturar novo ingrediente.

Para dar uma achega ao que já foi descrito, deixo de seguida dois vídeos explicativos de todo o processo de produção do sabonete líquido artesanal.