mulher felizA esfoliação da pele, ou peeling, é responsável pela renovação das células que, naturalmente, descamam e se depositam sobre a pele. A esfoliação deixa a sua pele lisa, sem marcas ou manchas, sem acne e sem aspereza. Estimula a produção de células novas, com mais colágénio e mais hidratadas.

Quais as partes do corpo podem ser esfoliadas?


A esfoliação trata e prepara a pele para a temporada de sol. Há áreas da pele que acabam por acumular mais células mortas.  A esfoliação pode igualar o pH de todo o corpo. Pernas, braços, costas e abdómen são os maiores alvos e podem receber a esfoliação uma vez por semana. O colo e o pescoço devem ser preservados porque são áreas muito suscetíveis a manchas e irritações.

Como garantir uma boa esfoliação?

Basta realizar durante alguns minutos, uma massagem com movimentos circulares. Este tipo de movimento ajuda a atuação do produto bem como ajuda a melhorar a circulação. Não faça muita força para não ferir a pele.

Preste atenção aos movimentos, que devem ser suaves, circulares e repetitivos. Uma dica é usar óleo de banho antes de esfoliar, pois irá deixar a sua pele hidratada.

Quando fazer a esfoliação?

A esfoliação deve realizar-se dois dias antes de tomar sol, antes da depilação, ou de uma forma mais geral, sempre que se notar a necessidade de remover as células mortas da pele. As sessões devem acontecer, em média, uma vez por semana para peles normais e ressecadas. Já os tipos de pele oleosos devem receber o tratamento duas a três vezes por semana. As peles sensíveis, no máximo, uma vez por mês.

Depois da esfoliação, a pele precisa de ser hidratada. As peles que tenham acne inflamada, ferimentos, psoríase ou vitiligo, não se devem submeter à esfoliação sem orientação médica.

Dicas: Esfoliar não significa limpar. Assim, a limpeza de pele continua a ser um processo importante, sobretudo nos tratamentos faciais. Depois do banho, os poros ficam mais abertos por causa do vapor de água quente. Se realizar a esfoliação nesta altura será óptimo. Uma boa esfoliação antes da depilação ajuda na remoção dos pêlos encravados. A dica também vale para os homens na altura de desfazerem a barba.

Para fazer este esfoliante caseiro, iremos precisar de:



- Meia xícara (chávena) de chá de açúcar mascavo;

- Uma colher de sopa de mel;

- Óleo de amêndoas;

- Um quarto de limão (opcional)

Modo de fazer o esfoliante caseiro:

Coloque o açúcar mascavo num recipiente e acrescente o óleo até que o açúcar esteja húmido.
Fique atenta para que não fique empapado.
Acrescente o mel e algumas gotas de limão (a parte do limão é apenas opcional).