tdt, antena tdtA Televisão Digital (TDT) chegou a Portugal.
Há quem se queixe que a chegada da TDT não era necessária, pois atendendo à sua qualidade em alguns locais do país, a televisão analógica era bem melhor. Para muitos, a TDT foi criada com a única e exclusiva intenção de obrigar os telespetadores a comprarem descodificadores para poderem visionar as emissões, com o intuito de beneficiar algumas empresas com a sua compra. Mas este artigo não visa debruçar-se sobre esta polémica, mas sim sobre  a construção de uma antena para a TDT. A construção da antena é muito rápida. Demora à volta de cinco minutos. Os materiais a utilizar são muito baratos, e quase todos eles, nós temos em casa.
A antena é para ser instalada em LCD's ou televisões de Plasma, pois este tipo de aparelhos já tem descodificadores incluídos.



Para a construção da antena vamos precisar de:
-tesoura.
-cabo coaxial.
-fita cola (durex no Brasil).
-chave de parafusos para apertar o parafuso da ficha macho.
-ficha macho para ligar o cabo coaxial à televisão.

Começamos por medir doze centímetros e meio de cabo coaxial. Com a tesoura, cortamos a borracha protetora que envolve o cabo coaxial. Atenção: eu disse a borracha protetora. Não queremos cortar a malha nem o fio de cobre.

Depois de removida a borracha protetora, puxamos a rede para trás e colamo-la com fita-cola para não se soltar.
Colocar na outra extremidade do fio a ficha macho e ligamos à televisão.
Poderá perguntar qual o comprimento a usar de cabo coaxial. No meu caso, eu utilizei à volta de dois metros e meio. A pessoa que participou no filme em baixo, utilizou menos. Eu penso que o comprimento do fio não será muito relevante. Até poderá algum dos nossos leitores partilhar a medida do cabo coaxial utilizado, e partilhar sob a forma de comentário, os resultados obtidos.
O importante é respeitar os doze centímetros e meio de de cobre referidos no início, na construção da antena.

Veja o vídeo explicativo da construção da antena.