quinta-feira, 12 de abril de 2012

Máscaras naturais para cabelos secos

De todos os tipos de cabelos, os cabelos secos são os que sofrem mais. No entanto, todos os tipos de cabelo – normais, oleosos, mistos, ondulados ou lisos – estão sujeitos a perder o seu aspecto saudável devido a fatores externos como o excesso de sol, vento, cloro, água do mar, poluição, tinturas, escovas ou chapinhas. Estes agressores abrem as escamas da cutícula capilar, permitindo a saída das moléculas de água que hidratam os fios. O resultado dos danos à estrutura capilar, é que os fios se tornam ressecados, opacos e quebradiços. Quando se faz hidratação ao cabelo, as escamas arrepiadas ajeitam-se, melhorando a textura do seu cabelo. 


Então como faço uma boa hidratação ao meu cabelo em casa, está a pensar.
Esta máscara é muito simples e rápida. Segue os mesmos princípios que a hidratação feita nos  salões de beleza e irá permitir-lhe economizar algum dinheiro. Quando estiver em casa, sem nada para fazer meta mãos à obra. 


Para fazer a máscara de hidratação irá precisar de: 
a) Touca de alumínio para cabelo 
b) Qualquer creme para cabelo 
c) Piranha para prender o cabelo 


1) Lave os fios com shampoo e condicionador de sua preferência ou com um anti-resíduos para limpar profundamente. 
2) Retire o excesso de água

do cabelo e penteie-o. Importante: os cabelos nunca devem ser secos esfregando a toalha no cabelo. Apenas envolva a toalha nos cabelos, e aperte suavemente. Isso evita que eles fiquem quebradiços e com pontas duplas! 
3) Com um creme de cabelo da sua preferência (Pode ser utilizado uma máscara ou ampola) pegue os seus cabelos em mechas, passando o creme nas mechas – à volta de 3 cm longe da raiz. 
4) Faça uma massagem em cada mecha que tiver aplicado, com movimentos de cima para baixo – no sentido da raiz até à ponta dos cabelos. 
5) Massageie cada mecha aproximadamente durante 2 minutos até ter repetido este processo no cabelo todo. O importante desta hidratação é a massagem no cabelo. É este processo que fazem no salão: uma vigorosa massagem no cabelo com um creme. A massagem capilar ativa a circulação, melhora a oxigenação do couro cabeludo levando para a raiz uma quantidade maior de nutrientes, trazendo mais vitalidade ao cabelo, tornando-o mais macio, sedoso e com mais brilho. 
6) Após prender o cabelo com um coque utilizando uma piranha, e com a ajuda de um secador (o calor é importante para que o fio se abra e o produto penetre adequadamente) espalhe a máscara. Depois de espalhar a máscara, poderá envolver o cabelo com papel alumínio ou utilizar uma toca de alumínio (disponível em lojas de cosméticos). A touca de alumínio é tida como a substituta da touca térmica caseira que se liga na tomada, hoje em desuso por muitas vezes ser considerada perigosa – caso você opte por utilizá-la basta desligar quando sentir que começou a ficar quente e esperar arrefecer. Deste modo não irá queimar os fios de cabelo. Caso esteja numa região fria, poderá já com a touca de alumínio nos seus cabelos dirigir-se ao Sol, para que ele ajude a aumentar um pouco a temperatura interna da touca. Para uma hidratação rápida, espere entre 3 a 5 minutos para fazer efeito. O ideal é que fique com a touca durante 30 minutos. 
7) Após os trinta minutos é altura de enxaguar o cabelo. A temperatura da água, para enxaguar o cabelo deverá ser morna ou mesmo fria. A água fria é importante para não ressecar o cabelo. A água fria fecha as escamas do cabelo, evitando as pontas duplas, a quebra, o ressecamento e dá brilho. Após lavar os cabelos, enrole uma toalha na cabeça e espere secar um pouco. Penteie os cabelos normalmente, e deixe secar naturalmente. Se quiser ficar mais arrumada, faça uma escova ou chapinha. Irá sentir o seu cabelo mais macio, sedoso e com mais brilho!


No entanto, se quiser fazer tudo em casa, e para vários tipos de cabelo, faça o seguinte:

Todas as receitas que se seguem, foram testadas e não contêm ingredientes prejudiciais. Porém, se a pessoa tiver sensibilidade alimentar ou a cosméticos, deve fazer um teste no antebraço e aguardar 24 horas antes de aplicar a fórmula.


Antes de preparar as receitas, é preciso montar um "sachet" para colocar a máscara nos cabelos. Se colocar diretamente sobre os fios, vai ficar difícil de remover, pois alguns ingredientes triturados podem ficar incrustados na fibra capilar.


Para fazer esse sachet, é preciso pegar um saquinho de tecido fino, de trama bem larga, com 25 x 25 centímetros, e deixar uma abertura pequena para adicionar a fórmula. Depois, é só colocar sobre a cabeça e envolver com uma toalha de algodão para facilitar a absorção.


1- Cenoura com babosa
Corte quatro folhas de babosa ao meio e retire a mucilagem. Em seguida, rale uma cenoura média e junte ao mucílago de babosa, preparando uma pasta homogênea. Depois, basta espremer o líquido excedente, colocar a mistura num "sachet" e aplicar nos cabelos.

2- Iogurte com manga
Bata no liquidificador um copo de iogurte integral sem sabor e meia manga rosa grande. Acrescente uma colher de café de óleo de girassol. Esprema o líquido excedente. Coloque no "sachet" e aplique nos fios.


Se tem Cabelos Oleosos, (neste tipo de cabelo é necessário controlar a secreção sebácea), então as dicas são:

1- Espinafre com Alecrim
Bata no liquidificador um maço ou molho de espinafres cozidos, com dois galhos de alecrim. Depois, esprema o excesso de líquido. Coloque o produto no "sachet" e faça a aplicação nas madeixas.

2- Clara de ovo e casca de tangerina
Bata duas claras em neve, adicione as cascas de uma tangerina pequena ralada, esprema o líquido excedente, introduza no "sachet" e aplique nos cabelos.

Cabelos Secos (este tipo de cabelo exige lubrificação intensa) as dicas são:

1- Girassol com bananas
Bata no liquidificador uma colher de sopa de óleo de girassol com duas bananas nanicas maduras. De seguida, coloque a mistura no "sachet" e aplique.

2- Nozes e leite de coco
Passe pelo processador meia xícara ou chávena de nozes. Acrescente meia xícara ou chávena de leite de coco e forme uma pasta. Coloque no "sachet" e aplique.

Permaneça com a máscara nos cabelos durante cerca de 20 minutos.

Se gostou deste artigo, com certeza também irá gostar destes, relacionados com o tema central cabelo:

Aprenda estas dicas para o seu cabelo

Pinte o cabelo, não a testa com estas dicas

Como remover pastilha eléstica do cabelo

Aprenda a acentuar a cor do seu cabelo

Dicas para reduzir a caspa

Mais dicas para atenuar a caspa

 Dicas para tratar o cabelo baço, sem brilho

Como tratar cabelos oleosos

Como evitar o aparecimento dos cabelos brancos

Dicas para cuidar do seu cabelo

Como fazer mousse fixadora

 O que fazer quando o seu cabelo não cresce

2 comentários:

Angelica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Angelica disse...

Eu tentei muitos cremes e máscaras, produtos caros e de marcas líderes, mas nenhum me deu bons resultados. Agora eu estou tentando com máscaras caseiras, óleos vegetais e produtos naturais. Eu não tenho o cabelos secos! Agora o meu cabelo é macio e sedoso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...