axila

Depilar as axilas, além de mais higiénico, é esteticamente mais bonito, principalmente nas mulheres. Nos homens, se não quer depilar ou raspar tudo, apare. Confessemos que grandes tufos de cabelos por baixo dos braços, não é nada agradável à vista, para além de aumentar a sudação. Mas quando se faz a depilação, por vezes aparecem vários problemas: irritação, alergias, pelos encravados ou manchas. A pele fica áspera e surge incômodo.

A depilação em si não é culpada por estes efeitos colaterais. O responsável é o método escolhido para fazer a depilação. Escolha outro método para fazer a sua depilação, método esse que se ajuste às necessidades da sua pele. Às vezes, é necessário testar mais de um método para se chegar a uma conclusão, mas no fim das contas vale a pena sentir a textura macia da pele e nenhum desconforto.
A seguir, compare as várias técnicas de depilação e escolha a que melhor se adequa para si.

Depilação nas axilas:
As Lâminas
São indicadas em casos de emergência e para complementarem outros tipos de depilação.

A favor: É o método mais barato - é sempre bom ter uma lâmina nova em casa. Pode ser usada em qualquer lugar, sem precisar de energia elétrica ou pilhas.

Contra: com o passar do tempo, pode deixar as regiões depiladas mais escuras. A depilação com lâmina é mais indicada para as peles claras, pois nas peles mais escuras o atrito da pode escurecer a pele. Esta técnica também é desaconselhada para quem sofre com pelos encravados ou para quem tem a pele sensível. O método é considerado agressivo por "raspar" os pelos e a pele. Pelos encravados são comuns quando se depila com lâmina. Como não tira os pelos pela raiz, eles crescem após dois ou três dias.

Dica: aplique um pouco de condicionador nas axilas antes de se depilar para deixar os pelos macios (o ideal é usar creme de barbear do esposo ou namorado). Passe a lâmina no sentido do crescimento dos pelos para não encravar. Prefira lâmina com fita lubrificante e com molas na base. As lâminas devem estar sempre muito limpas e novas para evitar que a pele fique com alguma irritação.

Creme depilatório:
Os cremes depilatórios agem superficialmente e dissolvem o pelo. O resultado é semelhante ao da lâmina.

A favor: menos agressivo do que os outros métodos, pois dissolve a proteína que constitui o pelo, sem cortes. Dura até duas vezes mais do que o uso da lâmina. É indolor, o que é positivo para quem é sensível.

Contra: não pode ser utilizado em peles machucadas ou irritadas. É preciso fazer um teste alérgico antes de usar para evitar hipersensibilidade. O creme serve para peles mais resistentes, mas pode manchar tanto a pele clara como escura.

Dica: retire os pelos com uma esponja macia para evitar agredir a pele. Caso restem alguns pelos, utilize uma toalha macia e umedecida para terminar a depilação. Existem muitos géis e hidratantes pós-depilação. Dê preferência aos hipoalergênicos, para acalmar a pele.

Aparelhos de depilação:
Os pelos são arrancados com uma máquina que desliza sobre a pele.

A favor: arranca os pelos pela raiz, por isso a ausência de pelos dura bastante. Não faz sujeira, já que os pelinhos são sugados pelo aparelho. Não costuma causar alergias e entre os métodos é o mais seguro para peles sensíveis.

Contra: Os aparelhos costumam ser caros. Só pode ser usado se houver pilhas ou tomadas por perto. Não é uma boa opção para viagens. Dói tanto quanto a depilação com cera.

Dicas: não dispense o uso de cremes pós-depilatórios para hidratar a pele. Cuidado com possíveis choques. Não manuseie o aparelho com as mãos molhadas. Antes de comprar, pesquise os prós e contras de cada modelo e invista em marcas conhecidas.

Cera fria
A cera é colocada em papel celofane e, logo depois, colada na área a ser depilada. As folhas são usadas até perderem o poder de puxar os pelos.

A favor: apresenta resultados mais duradouros e é muito higiênica, porque todo o material é descartável.

Contra: é mais demorada e faz mais doer.

Dicas: a depilação com cera fria é higiênica, mas exige uma limpeza da pele com loção específica logo após. Ela remove restos de cera, evitando os pelos encravados.

Cera Roll-on (quente)
Um aparelho aquece a cera, que é aplicada na área a ser depilada, e a depiladora a retira com um tecido falso.

A favor: é um método barato e um dos mais higiênicos de fazer depilação. Ele garante que a cera usada em uma pessoa não será usada em outra.

Contra: por ser difícil controlar a temperatura da cera, é um método perigoso e pode machucar a pele.

Dicas: existem linhas de cera para peles sensíveis, pelos grossos e pele normal. Peça antecipadamente à sua esteticista que providencie.

Outras ceras quentes
O método consiste em retirar os pelos com a própria cera (sem papel). O produto pode ser à base de propriedades hidratantes das algas marinhas, repondo a umidade da sua pele, ou de mel.

A favor: se for bem feita, não é dolorosa. É antialérgica e pode ser aplicada em grandes extensões

Contra: pode ser reaproveitada, não sendo muito higiênica. Se tiver varizes evite, pois o calor pode romper os vasinhos. Por dilatar os poros, é mais eficaz, porém repetidas aplicações costumam causar uma pigmentação pós-inflamatória e aumentar a resistência da pele que dificulta a saída do pelo e pode causar os pelos encravados.

Dicas: exija cera nova quando for ao salão. A temperatura é essencial para a eficiência deste método, tome muito cuidado com o profissional que fará a depilação para que não ocorram queimaduras.

Depilação a laser
A onda do laser é atraída pelo pigmento escuro, que age como um condutor, levando o calor até a matriz do pelo, tendo pouco efeito sobre os fios claros.

A favor: a depilação a laser é o método mais eficaz na redução de pelos. Ela elimina a raiz, o bulbo dos pelos.

Contra: É o método de depilação mais caro. Os preços variam em função da área e do tipo de pelo, o que determina o número de sessões. Não é indicado para gestantes. O bom resultado depende do tipo de pelo e pele da pessoa.

Dicas: A depilação a laser exige uma certa preparação. Em peles mais morenas, recomenda-se o uso de cremes clareadores para reduzir a possibilidade de manchas. E depois da depilação é muito importante proteger a pele contra o sol, com o uso de um protetor solar.

Cuidados antes e depois da depilação nas axilas
- Procure depilar-se à noite. Assim a pele tem muitas horas longe do sol e de roupas mais apertadas para se recuperar;

- Depile-se com a pele limpa para evitar infecções;

- Se possível, depile-se após o banho. O vapor aumenta a elasticidade da pele e amolece o pelo;

- Não aplique nada que possa provocar irritação na sua pele após a depilação;

- Durante esse tempo procure não expor a pele ao sol, água do mar, perfumes ou qualquer outro fator de irritação, incluindo sabonetes;

- Por fim, acalme e hidrate a pele com um pós-depilatório sem álcool após uma hora de finalizar o tratamento.

-Em áreas com irritação, inflamação, ferimentos, verrugas ou veias varicosas, jamais deve ser passada a cera ou gilete.

-Tratamentos com ácido glicólico ou retinóico devem ser suspensos uma semana antes da depilação, pois deixam a superfície tão fina e sensível que a pele pode ser arrancada.

Não é aconselhável usar desodorante nas primeiras seis horas após depilar as axilas.