Dizem as mulheres, que depois dos sapatos e do relógio, é a gravata o acessório que mais atenção atrai. A gravata quando bem escolhida, é bonita ou agradável à vista, e dá uma boa imagem profissional.

A qualidade da gravata
Quando for comprar uma gravata, procure idealmente uma que seja cem por cento seda, forrada a musselina. Isto porque a seda é um tecido muito resistente, especialmente em termos das cores, e nas lavagens a seco.


Onde deve terminar a gravata
A gravata quando usada, deve ter a sua ponta a meio ou no final da fivela do cinto ou da cinta das calças. Também não deve prender a gravata, esta deve andar solta. Se a camisa que escolheu para usar for de cor branca ou em tons claros, a gravata deve ser mais escura que a camisa, Ex. Camisa branca com gravata preta, azul escuro, vinho escuro, etc. Se a camisa for de cor escura, use sempre gravatas em tons escuros, da mesma cor ou mais escuro que a camisa. Exemplo: Camisa preta, gravata preta, marron ou azul-marinho.


Nunca use gravata com bolinhas


no padrão, do Mickey, de mulher pelada ou de persongem de desenhos animados. Em ambientes não muitos informais e de grande calor, é possível utilizar gravata com camisa de manga curta. Dúvida com o nó da gravata? Siga a regra, o nó deve acompanhar a largura da gravata. Quanto mais fina for a gravata, mais fino o nó, e quanto mais grossa a gravata, mais grosso o nó. Não se usa mais prendedor de gravata.

Nós de gravata mais famosos
Existem inúmeros nós de gravata, mas os mais conhecidos são:
1) O nó americano (four-in-hand), devido à sua simplicidade.
2) O nó meio-windsor também é um nó muito popular, sendo um nó médio triangular.
3) O nó de Windsor ou inglês é um triângulo largo, ideal para colarinhos mais espaçados, sendo considerado o nó de gravata mais formal.


Que gravata escolher para usar
Se é um homem alto e magro, opte por gravatas com riscas diagonais, e use um nó mais pequeno como meio-windsor.
Se é um homem de ombros largos e um porte atlético, a gravata deve ser proporcional ao seu tamanho. Por isso escolha uma gravata mais larga, em vez de uma mais fina. Opte também por gravatas com padrões maiores.
Se preferir um estilo mais moderno, e tiver um porte mais estreito opte uma gravata mais fina.
Se estiver na dúvida sobre que gravata usar numa entrevista de emprego, opte sempre pela imagem mais tradicional, discreto e conservador.
As melhores opções para cores de gravatas para usar no trabalho são: vermelho, laranja-vermelho, coral verde, verde azeitona, lima, castanho pastel, bronze, castanho, azul, verde floresta, beringela, azul claro, rosa-castanho, púrpura.