O ketchup tem uma utilização bastante variada, que vai desde a sua utilização em sandes, em fast food, e até na sua saúde (se o ketchup for feito em casa).
O ketchup é um excelente exemplo de um condimento saudável, que no passado era fermentado. No entanto, os benefícios perderam-se com os métodos industriais de conservação em larga escala e uma dependência do açúcar,ao invés do ácido lático, no papel de conservante.

A palavra “ketchup” deriva do dialeto Amoy chinês,“ke-tsiap”, que significa molho ou ‘salitre’ de peixe em conserva (o condimento universal do mundo antigo). Os ingleses adicionaram ingredientes como cogumelos, nozes, pepinos e ostras a este preparado fermentado. Os americanos, por sua vez, adicionaram tomates do México, para fazer o ketchup de tomate.

Os americanos consomem meio bilhão de garrafas de ketchup por ano. O seu principal ingrediente é o tomate. O tomate é uma ótima fonte de vitaminas A, B e C e de sais minerais, como fósforo, potássio e cálcio.

Além do já referido, não esquecer que o tomate tem um alto teor de licopeno, um importante agente anti-cancerígeno (é devido ao licopeno que o tomate tem a cor vermelha). O licopeno também combate os radicais livres através da sua ação antioxidante, reduz o colesterol e ajuda o organismo na defesa contra infecções.

O tomate tem um baixo teor calórico. Cada cem gramas de tomate fornecem apenas 21 calorias.

Depois deste introdução, vamos então à receita de ketchup caseiro.

Irá precisar de:

1) cem gramas de tomates secos
2) cem gramas de tomates frescos
3) um limão
4) cinquenta gramas de uvas passas
5) um copo de água de coco

Como preparar o ketchup:
1) Colocar os ingredientes no liquidificador e adicionar os temperos: vinagre de maçã, pimenta-do-reino, gengibre fresco ralado e sal marinho. Bater tudo até que a mistura fique com a consistência desejada.

Em alternativa a esta receita, segue-se a seguinte que lhe irá permitir obter, à volta de um litro de ketchup:

Ingredientes:
1) três xícaras (chávenas) de pasta de tomate ou extracto de tomate, de preferência orgânicos
2) um quarto de xícara de soro de leite
3) meia xícara de maple syrup (em alternativa poderá usar melado de cana ou mel cru. Para muitas pessoas,metade dessa quantidade já é suficiente). O maple syrup é muito utilizado no Canadá e nos Estados Unidos. Também é conhecido como xarope de Ácer.
4) um quarto de colher (chá) de pimenta caiena
3) três dentes de alho, descascados e amassados
4) meia xícara de caldo de peixe caseiro

No entanto, e apesar do exposto, quando fizer o seu ketchup, os ingredientes só dependerão da sua imaginação. Poderá utilizar vários condimentos totalmente naturais,tais como: canela, noz moscada, outras pimentas, gengibre, caril ,etc.

Modo de Preparar o ketchup:

1) Bata todos os ingredientes no liquidificador,até que a mistura se torne homogénea.

2) Transfira a mistura para um frasco de vidro de boca larga com capacidade de um litro, e com tampa de rosca. O topo do nível do ketchup deverá estar a no mínimo, dois centímetros e meio da boca do frasco.

3) Deixe à temperatura ambiente durante cerca de dois dias, e depois transfira para a geladeira (frigorífico).