geladeira, frigorificoAs geladeiras (frigoríficos em Portugal), equipamento obrigatório em todas as cozinhas pois ajuda a conservar os alimentos, normalmente têm a sua parte mais fria nas áreas mais altas, porque como o ar frio é mais pesado que o ar quente, desça para arrefecer os alimentos. Durante o processo de descida, o ar volta a aquecer, voltando às partes superiores, para voltar a arrefecer. A temperatura média da geladeira deve ser mantida inferior a 5ºC.

Na parte superior da geladeira, arrume as carnes. Logo abaixo, os ovos e frios. Depois os laticínios, e por último, frutas e hortaliças. Na porta, coloque apenas alimentos de baixa perecibilidade (mostarda, bebidas, ketchup, etc).


Não coloque na porta do seu frigorífico (geladeira): ovos, cola e pilhas.

Devemos de ter muito cuidado com os produtos que colocamos na porta da nossa geladeira, pois é o local que sofre mais variações térmicas. Por isso é o local onde podemos acondicionar apenas aqueles produtos que estavam no estoque seco e que só depois de abertos devem ficar sob refrigeração (ketchup, mostardas, molhos de pimenta, maioneses, bebidas, vinagre).

Leu no exemplo anterior vinagre? Ficou admirada? É mesmo verdade. o local para se conservar vinagre é na geladeira. O vinagre a temperatura ambiente, com o passar do tempo, forma uns grumos brancos (contaminação microbiológica), ficando estragado.
O vinagre tem que ser conservado sob refrigeração.
E já agora, fique a saber que os ovos devem de permanecer nas suas caixas originais. Quanto menos lhes mexermos, melhor. Os ovos pertencem à categoria dos alimentos perecíveis, e como tal, nunca deveriam ser vendidos fora de refrigeração. Em casa temos que os manter a baixa temperatura, nunca fora da geladeira ou em cestinhas aramadas com cabeça de galinha em cima do armário ou da mesa da cozinha.

As frutas, legumes e verduras devem ser sempre armazenados na parte menos fria, dentro de sacos plásticos transparentes, com uma abertura para a passagem do ar. Os alimentos devem ser higienizados antes de serem consumidos, após duas horas de refrigeração.