O hábito de roer as unhas é conhecido cientificamente como onicofagia. Este hábito, pode trazer sérias lesões às unhas ou à região à volta dela (há pessoas que roem tanto as unhas que acabam por fazer sangue).

Segundo os especialistas, roer as unhas
pode causar graves consequências como deformidade ou até mesmo a destruição definitiva das unhas, caso ocorra um grande dano na matriz da unha. É que desta forma, a unha não poderá mais ser recuperada.

Há também o problema de infeções bacterianas e virais que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos e as cutículas.

Infelizmente para os roedores de unha, o hábito de roer as unhas pode fazer mal ao aparelho digestivo da pessoa, pois as bactérias podem causar infecções na garganta e serem inofensivas ao estômago e ao intestino, por exemplo.

Há atualmente diversos ‘remédios’, ou melhor, esmaltes com gosto ou/e receitas caseiras para afastar as suas unhas da boca. Os métodos caseiros nem sempre funcionam, pois normalmente causam aumento da ansiedade do indivíduo, diz uma especialista.

O tratamento da onicofagia requer acompanhamento psicológico, pois a maioria das causas são a ansiedade, sendo o roer das unhas, uma forma da pessoa se livrar dessa ansiedade.
Segundo os especialistas, quando não é utilizado o esmalte, por exemplo, a pessoa pode procurar outra forma de aliviar a ansiedade, comendo mais , ingerindo diversos calmantes, jogaando ou até mesmo bebendo em excesso.