A cera do ouvido ou cerume, é produzida por glândulas especiais existentes no terço mais externo do canal auditivo. Produzida e expelida em condições normais, a cera do ouvido constitui um elemento de proteção do ouvido, capturando as impurezas que tentem penetrar no canal auditivo.

Agora surge a pergunta que todos nós alguma vez já fizémos: devemos ou não limpar os ouvidos?

A cera do ouvido, como já foi explicado anteriormente, não é formada na parte profunda do canal auditivo (próxima do tímpano). A cera do ouvido é formada na parte mais externa do ouvido. Quando temos cera em cima da membrana do timpâno, em quase cem por cento dos casos, ela foi lá parar porque a cera do ouvido foi empurrada por cotonetes, grampos ou palitos. De lembrar ainda, que na tentativa de limpar o ouvido, podemos magoar a pele do canal auditivo, ou da própria membrana do tímpano, pois são muito frágeis.

A remoção da cera só deverá ser feita na entrada  do canal auditivo.

Em circunstâncias especiais, pode haver um acumular anormal de cera, formando um verdadeiro tampão, que impede a passagem do som, provocando surdez com algum grau sendo no caso mais extremo, a surdez total. Tal bloqueio poderá ter ocorrido em canais auditivos mais estreitos e tortuosos ou nas alterações da pele de revestimento do próprio canal. Quando a cera acumula em excesso ela deve ser removida por um médico, através de lavagens, aspirações ou com instrumentos especiais. Às vezes torna-se necessário usar previamente, gotas especiais, para amolecer a cera do ouvido, para que as manobras de remoção da cera tenham sucesso. Remoções com lavagens não devem ser feitas se houver perfuração no tímpano; a entrada de água de lavagem através de uma perfuração timpânica irá provocar uma infecção denominada por otite média. O médico irá certificar-se das condições da cera, do canal e da membrana timpânica antes de decidir pelo método de remoção mais indicado.

A gravidade dos sintomas de excesso de cera no ouvido variam de pessoa para pessoa, e dependem muito do grau de obstrução do ouvido. Na fase inicial, os sintomas do excesso de cera é um pouco de desconforto, devido a uma sensação de plenitude no ouvido. Este sintoma poderá ser seguido por outros sintomas, tais como:

•Dor no canal auditivo.
•Zumbidos.
•Tonturas ou vertigens.
•Em alguns casos raros, poder-se-á ter-se tosse.
•Perda da capacidade auditiva.
•Coceira (comichão) dentro do ouvido.

De vez em quando, sentimos que os nossos ouvidos, não estão a "ouvir" como antigamente, e é necessário remover a cera que se acumula no canal auditivo. Seja por estarem entupidos por excesso de cera, ou por entrada de água no canal auditivo após um banho de praia ou banho em casa, o que é certo é que o ou os seus ouvidos parecem estar a necessitar de manutenção. Então, para os deixar como novos, vai necessitar dos seguintes produtos:
limpeza ouvido, ouvido, orelha, audição-Água morna.
-Peróxido de hidrogénio (designação química para a água oxigenada).
-Conta-gotas ou seringa (eu pessoalmente prefiro o conta-gotas).
-Bolas de algodão ou toalha
-Uma vasilha.

Procedimento:
1) Deite duas ou três colheres de sopa de água na vasilha. Em seguida, despeje a mesma quantidade de água oxigenada.
2) Misture bem as duas substâncias. Deite a mistura assim formada para a seringa ou, em alternativa, a mistura estará pronta para ser utilizada com o conta-gotas.
3) Deite-se de lado de modo a facilitar a entrada da solução no seu canal auditivo.
4) Use a seringa ou o conta-gotas, para inserir um pouco da solução no canal auditivo.
Deite a quantidade que entender. O único limite, é procurar não transbordar.
5) Mantenha essa posição, para o líquido atuar no seu canal auditivo.
Se sentir uma sensação de cócegas no interior do seu ouvido, isso é natural. Trata-se da solução a atuar.

Passados dez minutos mais coisa menos coisa, com as bolas de algodão, ou com a toalha, deixe o líquido sair do interior do ouvido.

Aconselho a que tenha o mesmo procedimento com o outro ouvido. Se tiver perfuração do tímpano, não faça este procedimento.

Se gostou deste artigo, também deverá de gostar de ler os seguintes artigos, pois são relacionados com a sua saúde:

A proveite a casca da banana - Fique mais saudável

Aproveite a casca da laranja. Melhore a sua saúde

Aprenda a fazer este chá verdadeiramente milagroso

Oagrião e a sua saúde

Aprenda a fazer creme dental

Como aliviar o seu nariz entupido

Como ter dentes mais brancos

Faça você mesmo uma drenagem linfática

O limão e a sua saúde