Existem vários fatores a ter em conta, quando vamos comprar uma TV Lcd (tamanho da diagonal do LCD, resolução da imagem, taxa de contraste, brilho da tela, tempo de resposta da tela, etc). Vamos de uma forma resumida, tentar explicar cada um deste termos, para que na hora de se decidir na sua compra, o faça de uma forma mais consciente.

Devemos escolher o tamanho da diagonal da nossa TV (em polegadas), de acordo com a distância a que normalmente o espetador fica da TV. A Philips criou a tabela que se segue, onde se encontra a distância a que o espetador costuma ver TV em relação a esta, e a diagonal ideal da TV.

- De 19 a 26 polegadas = de 1,5 a 2 metros.
- De 32 a 37 polegadas = de 2,4 a 2,8 metros.
- De 42 a 47 polegadas = de 3,2 a 3,6 metros.
- Acima de 52 polegadas = mais de 4 metros.


A taxa de contraste é calculada como a proporção entre o ponto mais claro e o mais escuro que a tela consegue exibir. Quanto maior a taxa de contraste, melhor se irá ver os detalhes em cenas escuras ou com graduação suave de cor.

O brilho da tela, mede-se em candelas por metro quadrado (cd/m2). Se a tela da TV tiver pouco brilho, a imagem resultante será apagada e sem vida.

O tempo de resposta da tela, é medido em milisegundos. O tempo de resposta da tela, é
o período de tempo que um pixel (o menor elemento que compõe a imagem na tela) leva para ir de preto (desligado) a branco (ligado). Se o tempo de resposta for alto demais, objetos que se movem rapidamente na tela vão borrar ou exibir "fantasmas", o que incomoda principalmente durante transmissões desportivas. Em televisores LCD o tempo de resposta típico é entre 8 e 16 milissegundos.

No que diz respeito à resolução, quanto maior a quantidade de pixels participantes na formação da imagem, maior a sua definição. Enquanto imagens em alta resolução têm até 1.080 linhas horizontais, nas TVs de tubo, convencionais, cada quadro é formado por 480 linhas. A TV LCD com maior resolução do mercado atualmente é a chamada Full HD, que tem resolução de 1.920 linhas por 1.080 linhas.

Existem lcd's com resolução de 1.024 linhas por 768 linhas, e são designados por HD ready. Os fabricantes usam as letras “p” e “i” quando falam em resolução, para demonstrar o tipo de atualização de imagens: progressiva ou entrelaçada. No primeiro caso (considerado de maior qualidade), as linhas são atualizadas de forma simultânea, enquanto no segundo a atualização é feita primeiro pelas linhas ímpares e depois pelas linhas pares. Isso tudo acontece em frações de segundos: o usuário não consegue ver a atualização, mas o resultado é melhor na alternativa progressiva. Sendo assim, a melhor resolução disponível no mercado é a de 1080p.

As entradas HDMI, são conexões de alta definição para áudio e vídeo, realizada através de um único cabo. Com essa entrada, é possível conectar aparelhos de Blu-ray, computadores ou jogos de vídeo de última geração à TV de LCD. Se o usuário pretende conectar muitos aparelhos, deve optar por um televisor com mais entradas (quatro, por exemplo).

O conversor digital integrado na TV, irá permitir que assista aos canais livres de TV em alta definição, quando estas emissões começarem.

A frequência de uma TV, é o número de imagens por segundo, e mede-se em Hertz (Hz). As TVs de LCD convencionais apresentam uma frequência de 60 Hz. Quanto maior a frequência da TV, melhor a resolução da imagem em movimento.

A potência de Áudio, determina a intensidade do som da TV. Neste parâmetro poderá ser menos exigente, e mais tarde comprar um sistema de som surround.