Tocar viola, violão ou guitarra acústica, não é nada fácil. É um dos instrumentos mais fáceis de tocar mal. Se o seu caso é como o meu, que não sei ler uma pauta musical, então não desespere. Já agora, não tenho a pretensão de ensinar a tocar devidamente o instrumento. Pretendo apenas fazer com que qualquer pessoa, quando estiver com amigos, para tocar e cantar com os filhos ou sobrinhos, ou simplesmente quando lhe apetecer, que toque no violão as músicas que lhe dão prazer. Pode não ser da maneira mais ortodoxa, mas que toque.
Em primeiro lugar, aprenda a tocar os tons maiores e os tons de sétima. Nos tons maiores no início não toque a posição de Fá, nem de Si maior. Não toque pois terá de fazer o que normalmente e apelida de fazer uma barra (colocar o dedo indicador a pisar todas as cordas. Deixe isso para mais tarde. Mas agora, você que está a ler este blogue, deverá de estar a questionar-se onde poderá encontrar as posições dos dedos para fazeres os acordes referidos anteriormente?

Bom, existem diversos sítios ou sites da internet que ensinam essas posições. Ou então procure cada uma individualmente na internet nos motores de pesquisa. Só me falta dizer que muitos destes sítios, adoptam a nomenclatura americana para os acordes: C = Dó; D= Ré; E=Mi; F=Fá; G=Sol; A=Lá e B=Si.

Nos esquemas que se seguem dos acordes, a parte de cima da figura corresponde ao cimo da viola, ou seja, à parte oposta ao buraco para amplificar o som da viola. Comece, tal como eu, por tocar músicas infantis, pois são as mais faceís de tocar. Use a regra dos cinco dedos. Escolha uma nota musica para começar. Por exemplo o Ré. Agora avance pelos restantes dedos e vá dizendo as notas musicais em voz alta. A penúltima nota é um Sol e a última Lá. A última nota


 é sempre sétima. Experimente cantar. Se reparar que o tom inicial é muito alto, faça novamente a regra dos cinco dedos mudando a nota musical inicial, de modo a ficar de acordo com a sua voz. Poderá tocar a música em ritmo ou em dedilhado. Eu aconselho a começar com o Atirei o pau ao gato (Portugal) ou Atirei o pau no gato (Brasil).

CMajor = acorde do maior viola violaoDó maior












DMajor = re maior acorde violaRé maior












EMajor = Mi maior
acorde mi maior viola violão












GMajor = Sol maior
sol maior acorde viola violao












AMajor = Lá maior
lá maior acorde viola violão










C7 = Dó7

acorde do7 viola violao












D7 = Ré7
acorde de re7 viola violao












E7 = Mi7
acorde mi7 viola violao












G7 = Sol7
acorde sol7 viola violao









A7 = Lá7
acorde la7 A7 viola violao