É fundamental poupar energia. É bom para o planeta e é bom para si, pois poupará dinheiro. A energia gasta para preparar refeições pode representar 16% do consumo total de uma habitação.

Dicas para poupar energia:

Quando comprar um forno para a sua cozinha, compro um com ventilação. Como há circulação do ar quente no interior do forno, mantém a temperatura homogénea e reduz o consumo. Ainda tem outra vantagem: se assim o pretender, poderá cozinhar alimentos diferentes ao mesmo tempo, poupando tempo e energia;

Quando estiver a usar o seu forno, utilize o mesmo raciocínio que faz quando utiliza o seu frigorífico. Abra a porta o menor número de vezes possível. É que desta forma, mantém o forno quente, evitando perdas de temperatura e maior consumo de energia. Desligue o forno alguns minutos antes de terminar a cozedura. Deste modo irá reduzir o consumo de energia eléctrica.

Entre usar o forno e usar o microondas, opte sempre por este último. O microondas consome metade da energia do forno tradicional, pois cozinha mais depressa porque dispensa o pré-aquecimento. O tempo de cozedura diminui 25%.

Quando cozinhar, faça-o com as panelas e os tachos tapados para reduzir as perdas de calor e o tempo de preparação. Diminui o gasto de energia em cerca de 30%.


Sempre que possível, utilize
--> a panela de pressão. É a forma mais rápida de cozinhar, e gasta menos energia do que um tacho normal. Desligue o lume alguns minutos antes de terminar a refeição, deixando-a tapada. É o suficiente para terminar a cozedura.

Escolha o bico do fogão certo para o fundo do seu tacho ou da sua panela. A chama não deve de ultrapassar o fundo do seu tacho ou panela. Se ultrapassar estará a desperdiçar energia.

As placas de indução consomem menos energia do que as placas vitro-cerâmicas ou o gás.

Quando adquirir um forno, adquira sempre um que seja do tipo classe A. Consome menos energia. De início é mais caro, mas com o decorrer do tempo, irá recuperar esse investimento inicial, na electricidade que irá poupar.